USP da Zona Leste na mira dos estudantes

Jornal da Tarde - Cidades - Domingo, 12 de setembro de 2004

seg, 13/09/2004 - 14h11 | Do Portal do Governo

A grande procura pelos cursos que serão oferecidos a partir de 2005 na nova unidade da USP, em Ermelino Matarazzo, marcou o primeiro dia das incrições para o vestibular mais concorrido do País

No primeiro dia das inscrições para o vestibular da Universidade de São Paulo USP, ontem, a procura por cursos no campus da Zona Leste, localizado na região de Ermelino Matarazzo, foi grande na região. As graduações em sistemas de informação e lazer e turismo tiveram o maior número de candidatos. Boa parte dos inscritos mora em bairros próximos às novas instalações e faz cursinhos universitários gratuitos. Durante a hora e meia em que a reportagem do JT esteve no posto de inscrição da Fuvest no Tatuapé, Zona Leste, 20 pessoas escolheram algum dos 10 cursos oferecidos.

‘Queria fazer artes plásticas, mas como não tenho dinheiro para morar em São Paulo, optei por tecnologia têxtil e da indumentária’, disse Fabiana Araújo, 22 anos, moradora de Itaquaquecetuba, Grande São Paulo. Artesã, faz crochê e vende produtos feitos à mão. Ela contou que o curso é próximo de sua casa e que, de trem, o acesso é fácil. ‘Não tenho como pagar faculdade e gosto muito de arte. Parece que o curso tem a ver com produção de tecido.’ Fabiana foi isenta da inscrição.

Os adolescentes Willian Tamashiru e Renata Souza Tavares, de 17 anos, escolheram lazer e turismo. Os dois moram em Itaquera e são colegas no cursinho gratuito de Artur Alvim, também na região. ‘Teria problema para estudar na Cidade Universitária’, contou Renata. ‘É muito longe e o curso é à noite. Não sei como faria para voltar para casa.’ Eles escolheram a graduação pela facilidade de acesso e por ser na área que gostam. ‘Sempre quis fazer USP, mas podíamos ter mais opções, como hotelaria ou design gráfico’, disse Willian.

O único receio dos alunos era em relação ao primeiro ano dos novos cursos. ‘Acho que vai ser uma experiência diferente para nós e para a universidade’, ponderou Grayce de Oliveira, 16, candidata a obstetrícia. ‘Como medicina é muito concorrido e as aulas são longe, escolhi esse curso novo’, contou. Também aluna de cursinho universitário gratuito, a adolescente pesquisou sobre a profissão que pretende seguir. ‘Poderei trabalhar em hospitais e casas de parto.’

Quem não conseguiu entregar a inscrição ontem terá apenas o dia 19 para ir a um dos 30 postos de inscrição no Estado – 18 na Grande São Paulo e 12 nas cidades de Jundiaí, Santos, São José dos Campos, Sorocaba, Piracicaba, Pirassununga, São Carlos, São José do Rio Preto, Bauru, Presidente Prudente, Campinas e Ribeirão Preto -, abertos das 8h às 17h. Os candidatos devem levar a ficha de inscrição, original do RG e comprovante de pagamento da taxa de R$ 93. Os manuais serão vendidos até dia 15 em cursinhos e escolas.