USP dá início à comemoração de aniversário de 75 anos

Folha de S.Paulo - Quinta-feira, 18 de setembro de 2008

qui, 18/09/2008 - 11h59 | Do Portal do Governo

Folha de S.Paulo

A USP irá completar 75 anos em janeiro de 2009, mas já deu início às comemorações com uma série de atividades, que terão continuidade no ano que vem. A programação incluirá todos os campi da instituição (São Paulo, Piracicaba, Bauru, Ribeirão Preto, Lorena, São Carlos e Pirassununga).

“A nossa intenção é resgatar a história da universidade, olhar o presente e refletir sobre as nossas contribuições para o futuro”, afirma a reitora Suely Vilela. “Pretendemos ainda ressaltar a importância das missões científicas estrangeiras que deram essa visão cosmopolita para a universidade.”

De acordo com Solange Oliveira Rezende, presidente da comissão executiva das comemorações dos 75 anos, os eventos foram planejados com base em três objetivos principais.

O primeiro é dar mais visibilidade para a instituição e, para isso, será realizada a exposição “Tesouros da USP”, na Oca, no parque Ibirapuera, em agosto de 2009. A mostra terá duas curadorias, uma artística e outra científica, e serão expostas peças dos museus de arte que pertencem à USP e de seus museus e institutos científicos.

A segunda diretriz diz respeito às contribuições da universidade para o futuro, que serão debatidas em workshops e seminários com pesquisadores renomados em diversas áreas.

O terceiro objetivo se refere ao reconhecimento às pessoas que colaboraram, de alguma forma, com a universidade e estará representado na mostra “Fundadores da USP”.

Pela primeira vez, a instituição terá uma série de postais com fotos de seus diferentes campi. O primeiro módulo da coleção “USP em Postais” trata da natureza na instituição.