USP avaliará alunos em todas as séries

Agora, sábado, 22 de setembro de 2007

sáb, 22/09/2007 - 16h44 | Do Portal do Governo

Agora

A USP (Universidade de São Paulo) planeja implantar, a partir de 2009, o Sistema de Avaliação Seriada nas escolas públicas, que consiste na avaliação de alunos das instituições credenciadas ao final de cada série do ensino médio.

O projeto faz parte do Inclusp (Programa de Inclusão Social da USP), criado no ano passado com o objetivo aumentar o acesso de alunos da rede pública aos cursos oferecidos pela instituição.

Estudantes de colégios que manifestarem interesse em participar do sistema farão exames durante os três anos do ensino médio. As provas não são cumulativas, ou seja, as perguntas cobram apenas os conteúdos vistos pelo aluno durante aquele ano letivo.

Ao final do ensino médio, as notas ponderadas nos exames serão agregadas ao desempenho do candidato no vestibular, aumentando, assim, suas chances de ingresso na universidade. De acordo com a USP, falta definir como as provas serão aplicadas.

Em contrapartida à participação dos estudantes na avaliação, a USP vai oferecer às escolas participantes referências sobre o desempenho dos alunos e propor ações para melhorar a qualidade onde houver maior defasagem.

Outros projetos

Além do novo sistema de avaliação, o Inclusp propõe outras ações. Entre os projetos que já foram implantados, estão a ampliação do número de isenções da taxa de inscrição na Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) e o bônus de 3% sobre a nota do vestibular de alunos da rede pública. O programa também possui medidas para evitar o egresso dos alunos, como concessão de bolsas e incentivo a participar de projetos de iniciação científica.  (Ana Beatriz Paschoal)