Unidades do Procon na região da Vale do Paraíba aumentam capacidade de atendimento

Valeparaibano

qua, 09/09/2009 - 8h29 | Do Portal do Governo

Canal on-line e horários diferenciados são formas que visam reduzir filas 

As unidades do Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) nas principais cidades da região ganharam novos canais para registro de reclamações e serviços de orientação aos consumidores. 

Além da ampliação nos horários de atendimento, para facilitar a vida de que trabalha e não pode procurar o órgão durante o expediente comercial, as unidades criaram mecanismos de registro de reclamações on-line e pelo telefone. Uma das metas é reduzir as filas e o tempo de espera para o consumidor.

Em Jacareí, o Procon está investindo no atendimento à distância, pela internet, com o objetivo de diminuir as filas para os consumidores que buscam a sede do órgão para fazer reclamações e esclarecer dúvidas.

O órgão disponibilizou um e-mail para contato com a população que está em operação há três meses.

O detalhe é que todo o procedimento para a montagem de um processo de reclamação contra uma loja, prestadora de serviço, ou qualquer outra empresa que mantenha relações de consumo pode ser feito pela internet, sem a necessidade do comparecimento do consumidor ao órgão.

“É muito bom porque agiliza para os consumidores e para nós também. O atedimento é feito da mesma forma como acontece para os consumidores que vem aqui e, em caso de dúvidas, o pessoal entra em contato com o consumidor por telefone”, disse o diretor do órgão, José Rubens de Souza.

Além do nome e telefone, o cliente deve escrever um breve relato sobre o problema enfrentado com o estabelecimento e, se possível, anexar documentos digitalizados ao e-mail, como cópias do RG e CPF, do contrato de prestação de serviço ou o cupom fiscal, entre outros.

São José – Na cidade, o horário de atendimento foi ampliado em uma hora e meia por dia em maio deste ano. O órgão passou a atender a partir das 7h30 e até as 17h15, de segunda a sexta. Antes, o horário era das 8h30 às 16h45. No ano passado, foram realizados 76 mil atendimentos.

O atendimento financeiro, no entanto, continua sendo de segunda a sexta, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 16h45. Neste setor, são analisados contratos de financiamentos e efetuados cálculos de juros e taxas.

As reclamações ao Procon devem ser feitas pessoalmente, na sede do órgão, localizado à rua Vilaça, 681, Centro.

Taubaté – Na cidade, o Procon criou um blog para consumidores registrarem suas reclamações de maneira mais rápida e sem a fila de espera na sede do órgão. O serviço, que é gratuito pode ser acessado pelo Http://procontaubate.blogspot.com.