Unidades da Febem serão inauguradas nesta 4ª

Cruzeiro do Sul - Quarta-feira, dia 1º de novembro de 2006

qua, 01/11/2006 - 12h18 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira, dia 1º de novembro, a partir das 10 horas, serão inauguradas mais duas unidades do Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (Casa); desta vez, na cidade de Sorocaba. O evento contará com a presença presidente da Instituição, Berenice Giannella, e de autoridades do município.

As novas unidades terão capacidade para abrigar 112 adolescentes (sendo 80 em regime de internação e 32 em regime de internação provisória). Atividades esportivas e culturais, além de cursos profissionalizantes, serão oferecidos aos internos. A unidade será gerenciada em parceria com a ong Centro Social São José.

O prédio fica localizado na Rua dr. Antonio de Souza Neto, s/nº – Bairro Aparecidinha, entre a antiga unidade da Febem de Sorocaba e a penitenciária local. Atualmente, 168 jovens de Sorocaba cumprem medidas socioeducativas nas unidades da Fundação, espalhadas pelo Estado de São Paulo.

Ao todo, o governo de São Paulo inaugurou nove unidades do Casa: duas unidades em Campinas, uma em Itapetininga, duas em Ferraz de Vasconcelos, uma em Mauá, uma em Piracicaba, uma em Taquaritinga e mais uma na cidade de Rio Claro. A iniciativa faz parte do projeto de descentralização da Febem.

Projeto – As unidades do CASA são compostas por três pisos, sendo no primeiro as salas de aula, refeitório e salas de cursos profissionalizantes. O segundo piso conta com dez dormitórios, cada um com capacidade para quatro adolescentes; e o terceiro pavimento com a quadra poliesportiva coberta e espaço para banho de sol.

Gerenciamento

O Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente será administrado em gestão compartilhada, ou seja, o Estado fica responsável pela direção, segurança e supervisão dos trabalhos na unidade, enquanto a ONG local terá a tarefa de desenvolver o trabalho pedagógico junto aos internos. A ONG Centro Social São José manterá um quadro de aproximadamente 60 funcionários contratados pela entidade e a fundação manterá aproximadamente 50 funcionários, para cuidar das duas unidades.