Unicamp recebe 60 mil visitantes

Folha de São Paulo - Terça-feira, dia 29 de agosto de 2006

ter, 29/08/2006 - 10h37 | Do Portal do Governo

Programa, dedicado a estudantes de cursinho e de ensino médio, acontece nesta semana

VINÍCIUS SEGALLA

DA REPORTAGEM LOCAL

Nos próximos dias 1º e 2 de setembro, a Unicamp vai receber em seu campus cerca de 60 mil alunos de cursinho e de ensino médio no maior programa de apresentação de uma universidade do país.

É o Unicamp de Portas Abertas, evento anual que está em sua quarta edição. Logo na primeira, em 2003, foram 32 mil visitantes. O número saltou para 40 mil em 2004 e 47 mil em 2005. Neste ano, já são 55 mil inscritos.

Durante os dois dias de evento, toda a comunidade da universidade se volta para a tarefa de recepcionar os visitantes, que são apresentados às 20 unidades de ensino e pesquisa da instituição e conversam com pesquisadores, técnicos e alunos de graduação e de pós-graduação.

“Nosso objetivo é fazer com que o aluno do ensino médio sinta o que é uma universidade, como é o ensino em cada área, como são os laboratórios e como se dá a produção de conhecimento acadêmico”, explica o professor Fernando Costa, vice-reitor da Unicamp e coordenador do Unicamp de Portas Abertas.

De acordo com ele, a experiência pela qual passam os alunos neste dia de visita é de grande importância para suas futuras escolhas. “A maior parte deles gosta muito, sente que foi muito informativo. Grande parte, inclusive, diz que a experiência foi preponderante para a escolha do que fazer no vestibular, até para mudar de idéia quanto ao curso a prestar.”Programação

O dia de visita à Unicamp é inteiramente preenchido com atividades. Ao chegarem ao campus, pela manhã, os alunos são levados ao ginásio central, onde professores e estudantes da universidade apresentam seus cursos e pesquisas, nos moldes de uma feira de ciências. “No ginásio, damos aos visitantes uma mostra da produção de cada unidade. São montados estandes de exposição para passarmos uma idéia global do que a universidade tem”, explica o professor Costa.

Depois disso, cada aluno monta o seu roteiro conforme o que mais lhe chamar a atenção. “Após a apresentação inicial, colocamos ônibus à disposição para levar o visitante ao prédio do curso que ele quer conhecer mais profundamente. Então, em cada unidade da Unicamp, há apresentação das pesquisas, visitas monitoradas a laboratórios, museus etc.”

Cerca de 200 estudantes voluntários ajudam na organização central do evento. Além deles, cada unidade monta grupos para atender aos visitantes específicos. Na medicina, uma das mais procuradas pelos estudantes, são mais de alunos recebendo os visitantes.

A inscrição para participar do programa deve ser feita pela escola ou cursinho até um dia antes do evento.