Unicamp projeta nova unidade

Folha de S. Paulo - Terça-feira, 27 de janeiro de 2004

ter, 27/01/2004 - 9h20 | Do Portal do Governo

DA REPORTAGEM LOCAL

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) pretende criar um novo campus em Limeira (150 km de São Paulo) como parte de seu programa de expansão. A idéia é usar parte do terreno onde funciona o Centro Superior de Educação Tecnológica.

Segundo o reitor, Carlos Henrique de Brito Cruz, o projeto do novo campus deve ser finalizado até abril. Ainda não foram acertados pelo conselho universitário quais os cursos e quantas vagas serão oferecidas na nova unidade.

A definição, de acordo com o reitor, depende de como ficará a política de suplementação de verbas do governo estadual que, desde 2002, vem repassando recursos adicionais destinados à expansão de vagas nas três universidades paulistas.

No ano passado, por exemplo, a Unicamp recebeu R$ 17,5 milhões desse programa. Neste ano, foram mais R$ 8,6 milhões.

Com isso, diz ele, as vagas na graduação foram aumentadas em 15% -de 2.450 para 2.810. Foram criados também três cursos -farmácia, midialogia e tecnologia-, com 120 vagas.

Além desses cursos, em 2003 a universidade abriu 400 vagas para o curso de formação de professores vindos da rede pública de educação infantil e de ensino fundamental dos 20 municípios da região metropolitana de Campinas.

A partir deste ano, a Unicamp passa a ter 58 cursos de graduação nas áreas de exatas, tecnológicas, biomédicas, humanidades e artes.