Unicamp oferece isenção de taxa

Folha de S.Paulo - Terça-feira, 30 de outubro de 2007

ter, 30/10/2007 - 16h25 | Do Portal do Governo

Folha de S.Paulo

De olho na demanda por cursos noturnos e na possibilidade de incentivar a formação de professores, há três anos a Unicamp oferece isenção na taxa do vestibular para quem se matricular em uma das cinco licenciaturas noturnas -pedagogia, física, matemática, ciências biológicas e integrada de física-química.

Para receber a isenção, o aluno precisa comprovar que estudou em escola pública.

Desde o início da iniciativa, a licenciatura em letras, por exemplo, saltou do fim da lista de concorrência para ficar entre as 15 mais procuradas -dos 60 cursos oferecidos.

A relação candidato/vaga para o curso era de 15, em 2004, e pulou para 42, em 2005. Neste ano, ficou por volta de 20.

Nem sempre a licenciatura é a carreira dos sonhos dos jovens que entram, diz Diego da Silva, 21, que está no segundo ano da licenciatura integrada de física-química. Mas muitos acabam se envolvendo com o curso e gostando. “A maioria dos alunos vêm de escolas públicas, atraídos pela nota de corte mais baixa e pela isenção. Não vêm com a idéia de ser professor, mas de entrar na universidade. Alguns mudam de pensamento”, diz.

O coordenador-executivo do vestibular da Unicamp, Leandro Tessler, diz que o programa é o “cumprimento de um papel”. “A motivação é a ligação do estudante de escola pública com a universidade pública.”

Para a vice-reitora da PUC-SP, Bader Sawaia, as universidades públicas não responderam bem à procura dos alunos por cursos à noite. “As públicas tiveram muita resistência em abrir cursos à noite. Muitas vezes, via-se que um aluno preferia pagar uma faculdade privada à noite, mesmo não sendo tão boa, para poder trabalhar. As particulares sempre tiveram essa sensibilidade maior.”

A professora Sônia Penin, diretora da Faculdade de Educação da USP, diz que hoje existe incentivo para que universidades federais ampliem a oferta de cursos noturnos, aproveitando o espaço físico das faculdades que fica inutilizado durante a noite. “O horário do estudo é uma escolha do aluno, a oferta tem de haver.”