Unicamp muda vestibular e inclui testes na 1º fase

Folha de S. Paulo

sex, 04/12/2009 - 8h13 | Do Portal do Governo

Processo seletivo deixará de ser inteiramente discursivo a partir do ano que vem

Alunos terão ainda de fazer 3 redações, em vez de uma, e 2ª fase será reduzida de quatro para três dias; universidade definiu ontem as mudanças

O vestibular da Unicamp vai mudar a partir do ano que vem. O processo seletivo deixará de ser todo discursivo e passará a ter testes de múltipla escolha.

Os testes serão aplicados na primeira fase, hoje composta por 12 questões discursivas de matemática, física, química, biologia, história e geografia. Nessa mesma etapa, os candidatos terão de fazer três pequenas redações, e não mais apenas uma grande, como é hoje.

A segunda fase será reduzida de quatro para três dias e agrupada em três grandes áreas de conhecimento; atualmente, a divisão ocorre em disciplinas: são oito provas aplicadas, duas por dia (língua portuguesa e literatura, ciências biológicas, química, história, física, geografia, matemática e inglês).

As alterações foram definidas ontem em reunião da câmara deliberativa da Unicamp, após mais de um ano de debates. Mais detalhes serão divulgados hoje pela universidade.

Segundo a Unicamp, as mudanças se justificam por algumas razões. Os testes de múltipla escolha, por exemplo, permitem à universidade aumentar o número de questões na primeira fase e, assim, diminuir a chance de empate técnico nos cursos mais concorridos. A correção também é mais simples e rápida, feita por máquinas -o que reduz eventuais erros.

Já a divisão em áreas de conhecimento possibilita a integração maior de conteúdos dados no ensino médio, tal qual propõe o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir deste ano. Essa, aliás, é uma das preocupações da universidade: levar o candidato a estudar baseado no que aprendeu na escola, com prioridade ao raciocínio em detrimento da decoreba.

Ainda inteiramente discursiva, a primeira fase do vestibular da Unicamp ocorreu em 15 de novembro. A convocação para a segunda fase, a última que será realizada no modelo atual, será feita no dia 16 deste mês; a prova será aplicada em janeiro.

Mudanças

Além da Unicamp, a USP e a Unesp também decidiram alterar seus vestibulares neste ano. Diferentemente da estadual de Campinas, em ambas as medidas já entraram em vigor.

A USP mudou as disciplinas cobradas em 50 dos seus 104 cursos. Entre eles está, por exemplo, medicina, que adotou geografia em lugar de física, e direito, que incorporou matemática às outras disciplinas cobradas no segundo dia da terceira fase do vestibular.

A primeira fase da USP foi em 16 de novembro; a segunda fase será nos dias 3, 4 e 5 de janeiro do próximo ano -a divulgação da lista dos convocados será em 14 de dezembro.

A Unesp, por sua vez, adotou o vestibular em duas fases -a mudança vale a partir do fim deste ano-; antes, o processo seletivo era em uma única etapa. A primeira fase foi realizada em 8 de novembro; a convocação para a segunda fase ocorreu ontem. A prova será aplicada nos dias 20 e 21 deste mês.