Unicamp faz prova da primeira fase amanhã

Diário de São Paulo - 23/11/2002

sáb, 23/11/2002 - 13h04 | Do Portal do Governo

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) realiza amanhã a primeira fase do vestibular/2003. São 46.492 candidatos inscritos, disputando 2.574 vagas em 54 cursos. As provas acontecerão, simultaneamente, em 17 cidades, 12 delas no estado de São Paulo.

A exemplo do que tem ocorrido nos vestibulares anteriores, o curso de medicina continua sendo o mais disputado, com 74,5 candidatos por vaga. Em seguida estão o de ciências biológicas, com 43,1; ciência da computação, 33,9; arquitetura e urbanismo, 32,9; e engenharia de controle e automação, 31,4. Mas o que mais chamou a atenção dos organizadores do vestibular foi o aumento significativo da relação candidatos/vaga em alguns cursos menos concorridos como, por exemplo, tecnologia em informática, que cresceu 425%. São 14,2 candidatos disputando cada uma das vagas oferecidas.

Nesta primeira fase do vestibular haverá uma única prova, composta de redação e 12 questões dissertativas sobre matemática, física, química, biologia, história e geografia. Os candidatos que obtiverem nota igual a 50% do valor total da prova estarão automaticamente classificados para a segunda fase, desde que o número de aprovados não ultrapasse o limite máximo de oito candidatos por vaga. As provas da segunda fase estão marcadas para o período de 12 a 15 de janeiro de 2003. O candidato que optou pela utilização da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deverá apresentar o número de inscrição no dia da prova. Os que não fizeram a opção no ato de inscrição poderão fazê-la agora.

Segundo o professor Leandro Tessler, coordenador geral do vestibular, o candidato deverá realizar a prova na mesma cidade onde fez a inscrição.

Cristina Christiano