Unicamp comprova segurança de suplementos alimentares

Jornal de Itupeva

qua, 20/05/2009 - 8h57 | Do Portal do Governo

Pesquisa mostra que produtos vendidos legalmente não contem anabolizantes na formulação

Preocupada com a saúde de milhares de consumidores de suplementos alimentares, a Abenutri – Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais – encomendou uma pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), que analisou 31 amostras de suplementos de fabricantes do Brasil e Estados Unidos, com registro Ministério da Saúde e comercializados legalmente no país. O estudo, liderado pelo professor Marcos N. Eberlin, comprovou que 100% dos produtos analisados está livre da presença de esteróides anabólicos (anabolizantes) e outros tipos de doping nos produtos.

Foram analisados os produtos fabricados pelos brasileiros Rainha Lab Nutraceutico, Integralmedica e ADS Lab Nutricional. Entre os americanos estão a Optimun Nutrition, Universal Nutrition, Labrada, Cytosport, Next Protein, Nature´s Best, Arnold Nutrition e EAS. “Nenhuma das amostras observadas apresentou íons referentes à testosterona ou esteróides anabolizantes”, afirma Eberlin.

Os pesquisadores utilizaram metodologias clássicas universais para extrair e separar as substâncias das formulações. Em seguida, caracterizaram cada uma delas pelo método de Espectrometria de Massas, que identifica os diferentes átomos que compõem uma substância. “É como revelar o DNA do componente, chegando na estrutura da molécula. Com isso, obtivemos a certeza de que as formulações não continham anabolizantes”, explica o pesquisador.

A Abenutri comemorou o resultado, pois esse é um passo importante para o esclarecimento da opinião pública. “A pesquisa é de extrema importância, para reafirmar a segurança dos produtos legalizados. Ainda há muitos produtos sem procedência e registro no mercado negro da suplementação alimentar, frutos da falsificação e do contrabando. Nossa luta para que essa nuvem escura sobre o segmento desapareça só está começando”, comenta Euclésio Bragança, médico nutrólogo e presidente da Abenutri.

As amostras foram compradas em estabelecimentos comerciais autorizados na cidade de São Paulo, especializados no segmento de suplementação alimentar. “Com a pesquisa em mãos, o próximo passo é colaborar com as autoridades e encaminhar esse resultado à Anvisa para que o cerco à falsificação e ao contrabando seja apertado”, afirma Bragança.

No final do ano passado, a Unicamp também divulgou uma pesquisa sobre os efeitos colaterais de anabolizantes, a qual constatou que o seu consumo associado ao treinamento físico intenso, resulta em deficiência do bombeamento cardíaco, aumento de colesterol LDL (colesterol ruim) e alterações de comportamento. O estudo contou com a colaboração de pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, da Universidade Federal de São Carlos e da área de Histologia da FOP.

A Abenutri – Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais – congrega as maiores empresas brasileiras voltadas para o segmento da suplementação nutricional. Dentre os objetivos e conforme estatuto da associação, as prioridades são o combate ao uso de esteróides anabolizantes, apoio aos associados na regularização dos seus produtos junto às autoridades competentes e orientar a população no correto consumo de suplementação nutricional.

Professor Marcos N. Eberlin – Eberlin é doutor e bacharel em química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e técnico químico pelo Colégio Técnico Estadual Conselheiro Antonio Prado (COTICAP). Na Unicamp, trabalhou sob a supervisão da Dra. C. Kascheres.

Realizou o pós-doutorado na Purdue University, USA sob a supervisão do Dr. R. Graham Cooks, um “ícone” da espectrometria de massas da atualidade. Tendo sua formação básica em química orgânica, ele tem usado a espectrometria de massas (MS) na solução de problemas de diversas áreas científicas, incluindo as ciências dos materiais, ciências biológicas, ambientais, de alimentos e farmacêuticas, além da química orgânica, inorgânica, analítica e físico-química.

É autor de mais de 150 artigos publicados em periódicos de grande prestígio internacional, com mais de 1.400 citações (ISI 2003), tendo orientado diversos mestres, doutores e pós-doutores. Sob sua orientação, uma geração de espectrometristas de massas brasileiros está sendo formada.

É membro fundador e participa do comitê executivo da Sociedade Internacional de Espectrometria de Massas (IMSS), tendo proferido diversas palestras em congressos nacionais e internacionais. Dentre as pesquisas realizadas pelo seu grupo destacam-se os estudos de reatividade de íons na fase gasosa, que levaram à descoberta de vários novos íons e novas reações com diferentes aplicações analíticas e sintéticas.

Destaca-se a reação que hoje leva seu nome: a reação de Eberlin (The Eberlin Reaction: Ionic transacetalization in the gas phase in Chem. Rev., no prelo, e Named reactions in the gas phase in J. Mass Spectrom., no prelo). Seu laboratório goza do reconhecimento internacional pelo desenvolvimento da técnica de MS pentaquadrupolar (Triple-stage pentaquadrupole mass spectrometry and ion/molecule reactions in Mass. Spectrom. Rev., 1997) e pela sua contribuição à química ambiental, mais especificamente na análise de contaminantes orgânicos voláteis (VOCs) em água, solo e ar e de constituintes de fluidos biológicos.