Unicamp amplia chances de vestibulandos

Correio Popular - Terça-feira, 30 de agosto de 2005

ter, 30/08/2005 - 11h21 | Do Portal do Governo

Mudança nas regras para o vestibular do próximo ano da universidade aumentará o número de candidatos na segunda fase

Nice Bulhões

O número de candidatos na segunda fase do vestibular 2006 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) deverá ser maior do que o do processo anterior, quando 12.153 pessoas foram convocadas da primeira para a segunda etapa do processo seletivo. Em razão disso, este ano, a previsão é que 3 mil redações sejam corrigidas a mais do que em 2004, o que exigirá a contratação de mais corretores.

O aumento no número de candidatos na segunda fase ocorrerá porque houve alteração no limite mínimo de provas que serão corrigidas na primeira fase, passando de seis para oito vezes o número de vagas do curso. O limite máximo continua sendo de 12 vezes. Entretanto, a redação só será corrigida de candidatos que acertarem pelo menos 50% da prova de Conhecimentos Gerais. As inscrições totalmente on-line para o vestibular podem ser feitas desde ontem.

A modificação foi considerada uma ‘correção de rota’ pela instituição, já que o limite mínimo de seis fez com que diminuísse o número de candidatos na segunda fase em alguns cursos no vestibular de 2005. Foi o caso do curso de Odontologia, segundo o coordenador-executivo Leandro Tessler, da Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) da Unicamp. No vestibular de 2004, 389 candidatos foram aprovados para a segunda fase e, na seleção de 2005, foram 273, uma redução de quase 30%. O curso de Medicina, por exemplo, o mais concorrido historicamente, manteve o número de candidatos na segunda fase dos vestibulares de 2004 e 2005. ‘A mudança vai atingir mais os candidatos de cursos de média demanda’ , disse Tessler.

‘Não queremos perder candidatos bons devido a um detalhe operacional’ , afirmou o coordenador-executivo da Comvest. ‘Com o aumento no número de redações corrigidas, daremos chance para aquele candidato que ficaria na posição entre seis e oito vezes o número de vagas do curso.’ A expectativa é aumentar de 60 para 80 o número de corretores na banca da redação. Outra novidade são as novas opções de cursos: bacharelado em Estudos Literários (período integral a ser oferecido pelo Instituto de Estudos da Linguagem/IEL) e licenciatura em Música (período integral a ser oferecido pelo Instituto de Artes/IA). O bacharelado em Estudos Literários é o primeiro do gênero no Brasil, segundo a Comvest.

Com as novas 20 vagas oferecidas pelos Estudos Literários, a Unicamp aumenta de 2.810 para 2.830 vagas em 57 cursos no vestibular, além das 124 vagas para os cursos de Medicina e Enfermagem da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp). Outra novidade é na prova de Língua Estrangeira. Ela não terá mais a opção Francês. Todos os candidatos deverão fazer a prova de Inglês. Além das 20 cidades onde a Unicamp realizou provas no último vestibular, outros cinco municípios paulistas serão incluídos neste processo Mogi Guaçu, São Bernardo do Campo, São Carlos, Sumaré e Valinhos.

As inscrições para o vestibular 2006 da Unicamp começaram a ser feitas ontem e serão encerradas em 7 de outubro. Elas só podem ser feitas pelo site da Comvest, que é o www.comvest.unicamp.br. Após o preenchimento do formulário de inscrição, o candidato deverá efetuar o pagamento da taxa em qualquer agência bancária. A partir de três dias úteis após o pagamento, poderá confirmar a inscrição pelo site da Comvest. Para essa consulta é imprescendível o uso da senha fornecida pelo comprovante de inscrição. O Manual do Candidato e a Revista do Vestibulando podem ser baixados via internet ou adquiridos nas agências credenciadas do Santander/Banespa a R$ 10,00.