Unicamp: 46 mil enfrentam a prova hoje

Jornal da Tarde - 24/11/2002

dom, 24/11/2002 - 13h16 | Do Portal do Governo

Quatro horas para responder a 12 questões discursivas interdisciplinares e fazer uma redação, que equivale a 50% da nota da prova.

A partir das 14h, essa é a tarefa dos 46.492 candidatos ao vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Em busca de uma das 2.450 vagas da instituição, eles devem tentar manter a calma e ler atentamente o enunciado das questões e o tema da redação.

A dica é do próprio coordenador do vestibular da Unicamp, Leandro Tessler.

‘Muitas vezes, a resposta está no próprio enunciado. Quem tiver boa leitura, terá sucesso’, garante. Ao contrário do que os vestibulandos estão acostumados, as questões não são divididas por disciplinas e, nos últimos exames, têm sido baseadas em um tema principal.

Há dois anos, o assunto escolhido foi a água, que podia aparecer tanto nas questões relacionadas à geografia quanto nas de química, por exemplo.

‘Queremos mostrar que o conhecimento não é compartimentado’, diz Tessler.

O coordenador do cursinho Etapa, Carlos Eduardo Bindi, lembra que o tempo para responder a cada questão acaba deixando os vestibulandos mais tranqüilos na prova da Unicamp. ‘O vestibular dura quatro horas. Se o candidato gastar duas horas na redação, tem ainda mais 10 minutos para responder cada questão’, diz. Na Fuvest, há três minutos para se resolver cada um dos cem testes.

Candidato a uma vaga em Engenharia da Computação, o estudante Henrique Ferreira Carvalho, de 17 anos, está mesmo preocupado com a redação. ‘Vou bem nas matérias de exatas, mas a redação não é o meu forte’, conta. ‘Sei que esse será o meu maior problema na Unicamp.’

Ele acredita que foi bem na prova da Fuvest, realizada no domingo passado, mas ainda não conferiu o gabarito. ‘Preferi fazer a Unicamp antes, para não desanimar.’ O vestibulando conta que estudou bastante para a prova de hoje e que sairá cedo de casa para evitar qualquer problema no caminho. ‘Vou tentar ficar longe das apostilas, para não me estressar, e torcer para ir bem.’

Henrique fará a prova em São Paulo. Além da capital, neste ano, o vestibular da Unicamp também será realizado em Campinas, em mais dez cidades do Estado e em cinco outras capitais – Brasília, Curitiba, Rio, Belo Horizonte e Salvador.

Serão utilizadas 1.071 salas e 2.084 pessoas trabalharão no exame, entre coordenadores, auxiliares de coordenadores, fiscais, auxiliares de fiscais e grupo de apoio (serventes, porteiros, motoristas e telefonistas).

Candidatos devem levar a inscrição do Enem

Os inscritos devem chegar ao local da prova às 13h, já que os portões serão fechados às 13h45, impreterivelmente. Aqueles que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não podem se esquecer de levar o número de inscrição para conferência. Os que não optaram pela utilização da nota do exame na inscrição poderão fazer o pedido hoje.

Todos os candidatos que obtiverem 50% do valor total da prova (com um limite máximo de 8 estudantes por vaga em cada curso) estarão automaticamente classificados para a segunda fase.

Novamente, o curso mais disputado da Unicamp é o de Medicina, com 74,5 candidatos por vaga. Em seguida, vem Ciências Biológicas diurno, com 43,1, e Ciências da Computação noturno, com 33,9.

Mas há cursos que chamam a atenção pelo grande aumento da procura em relação ao ano passado. Tecnologia em Informática diurno, por exemplo, teve um aumento de 425% em relação a 2002, indo para 14,2 candidatos/vaga.