Unesp tem lista de candidatos por vaga

Agora

ter, 16/06/2009 - 8h15 | Do Portal do Governo

A Unesp (Universidade Estadual de São Paulo) divulgou a concorrência do seu vestibular de meio de ano, que será aplicado nos dias 5, 6 e 7 de julho para 7.939 inscritos.

O curso mais disputado é o de engenharia de produção, ministrado em Bauru, com 28,1 candidatos para cada uma das 40 vagas; seguido de engenharia civil, oferecido em Ilha Solteira, com 19,4 inscritos por vaga.

Dos cursos de biológicas, o mais concorrido é o de agronomia em Ilha Solteira (12,7). Das carreiras de humanas, administração no período noturno, ministrado em Jaboticabal, é o curso mais disputado, com 15 candidatos para cada vaga.

Nesse processo seletivo, são oferecidas 630 vagas distribuídas por dez cursos, em oito cidades do Estado.

O vestibular de meio de ano não inclui todos os cursos da instituição.

Mudanças

O vestibular de julho será o último a adotar as regras atuais. A partir do processo seletivo do final deste ano, para ingresso em 2010, a Unesp passará a aplicar as provas em duas fases.

Serão três dias de exames: um para a primeira fase, que terá 90 questões de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais; e dois dias para a segunda etapa, que terá questões discursivas e uma redação. As provas da segunda fase serão iguais para todos os candidatos –não haverá mais a divisão por áreas (humanas, exatas e biológicas).

Segundo a Fundação Vunesp, instituição responsável pelo vestibular, as mudanças na estrutura explicam a queda do número de treineiros inscritos: apenas 91. No ano passado, foram 1.703 treineiros cadastrados no processo de meio de ano.