Unesp simplifica prova no vestibular do meio de ano

Folha de S.Paulo - Terça-feira, 10 de julho de 2007

ter, 10/07/2007 - 12h48 | Do Portal do Governo

Folha de S. Paulo

A prova de conhecimentos específicos da Unesp (Universidade Estadual Paulista) deve ficar mais simples no vestibular de meio de ano, que ocorre nos próximos dias 17, 18 e 19.

Para as 25 questões propostas, foram eliminadas as subdivisões. “Cada questão era seguida por duas perguntas. Agora será apenas uma”, explica Fernando Prado, diretor acadêmico da Vunesp (fundação que prepara o vestibular).

Outra mudança se refere às questões de história, geografia e língua portuguesa. “O vestibulando vai ler um único texto e responder a questões sobre essas diferentes matérias. As questões passam a ser multidisciplinares.”

Cerca de 10.300 candidatos vão disputar 745 vagas no vestibular de inverno, que oferece 18 opções de graduação, como biotecnologia, engenharia industrial madeireira e turismo. Os cursos são distribuídos em 12 municípios -entre eles, São Paulo, Assis, Bauru, Dracena e Ilha Solteira. Neste ano, o número de candidatos subiu 20,6% -passou de 8.209 inscritos para 10.334. Conseqüentemente, a relação candidato/vaga aumentou de 11,6 para 13,9.

Houve acréscimo de uma turma no curso de administração na cidade de Tupã -o curso só era oferecido no período da manhã e, agora, pode ser cursado à noite também, o que significa um aumento de 40 vagas.

Fase única

O vestibular da Unesp tem uma única fase, em que os candidatos fazem três dias de exames. No primeiro, há uma prova do tipo teste sobre conhecimentos gerais. No segundo e no terceiro dias, as provas dissertativas englobam as disciplinas específicas das áreas de exatas, humanas e saúde, além de redação e questões de português.

“A prova da Unesp é bem clara, não tem pegadinha, macete. É coerente e bem distribuída”, afirma José Tadeu Terra, 51, diretor do COC Paraíso. Segundo ele, a universidade costuma cobrar conceitos que são essenciais em cada disciplina.

“Na prova de matemática, por exemplo, há ênfase nos conceitos de funções e geometria. Em física, eles gostam muito de mecânica. O vestibulando vai encontrar uma questão que envolve movimento, outra que envolve Leis de Newton e mais algumas sobre energia e colisão”, diz.

Na opinião do coordenador de vestibulares do Anglo, Alberto Francisco do Nascimento, 67, a Unesp espera que o candidato saiba compreender idéias e expressá-las com clareza. “Mesmo sendo um vestibular no meio do ano, ele tem que conhecer toda a matéria.”

VESTIBULAR DA UNESP

Confira vagas, datas, horários e tipos de prova

Local

Os candidatos inscritos receberão o cartão de convocação, pelo correio, no endereço fornecido na ficha de inscrição. Se o cartão não chegar, o candidato deve consultar o site www.vunesp.com.br ou ligar para 0/xx/11/3874-6300

Provas

As provas terão duração de quatro horas

17/7 – Conhecimentos gerais

84 questões, sob forma de teste múltipla escolha, envolvendo matemática, biologia, geografia, física, história, química e língua estrangeira (inglês ou francês)

 

18/7 – Conhecimentos específicos

25 questões, sob forma discursiva. Para a área de ciências biológicas, as questões se referem a biologia, química, física e matemática. Para a área das ciências exatas, matemática, física e química. Para a área de humanidades, questões sobre história, geografia e língua portuguesa

 

19/9 – Língua portuguesa

10 questões discursivas e uma redação

 

Horário

É recomendado chegar ao local de prova com uma hora de antecedência, ou seja, às 13h. O ingresso nas salas terá início às 13h30. Os portões serão fechados às 14h, horário em que terão início as provas

 

O que levar

Cédula de identidade

Foto 3×4 recente

Lápis preto nº 2

Apontador

Borracha

Caneta esferográfica com tinta azul ou preta