Unesp recebe concessão de canal aberto de TV digital

Vale Paraibano - Sexta-feira, dia 30 de junho de 2006

sex, 30/06/2006 - 10h55 | Do Portal do Governo

São José dos Campos

A Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) planeja instalar em São José dos Campos uma retransmissora do seu canal aberto de TV digital, que deve entrar em operação em 18 meses.

A concessão de um canal aberto de TV digital para a universidade foi autorizada anteontem pelo Ministério das Comunicações. A Unesp prevê investir R$ 22 milhões na implantação da TV.

A instituição pleiteava a concessão de um canal de TV educativa havia dois anos e, por sugestão do próprio Ministério das Comunicações, o projeto apresentado pela universidade foi para operá-lo pelo sistema digital.

A TV Unesp será implantada no campus da universidade em Bauru, na Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, de onde será gerado o sinal da televisão.

O projeto prevê a instalação de cinco retransmissoras nas cidades de São José, Presidente Prudente, Araraquara, São José do Rio Preto e Sorocaba.

“As cidades foram escolhidas por serem pólos importantes do Estado”, afirmou o professor Antonio Carlos de Jesus, coordenador do projeto da TV Unesp.

Segundo o professor, a previsão é que o retransmissor de São José tenha capacidade para gerar a programação da TV com abrangência até Guaratinguetá.

A Unesp mantém unidades educacionais nestas duas cidades –em São José, a Faculdade de Odontologia, e, em Guará, a Faculdade de Engenharia.

PROGRAMAÇÃO – O conteúdo da programação será voltado para atividades educacionais, culturais, formação de recursos humanos para trabalhar com a nova tecnologia digital e para projetos de interatividade com o telespectador.

“Vamos fazer projetos experimentais em parceria com várias instituições e com outras emissoras de TV”, disse.

REGIONAL – O projeto da TV Unesp prevê também a implantação de um núcleo para operar o retransmissor e produzir programas regionais para a grade da emissora.

“O objetivo da TV será o de abrir a possibilidade de comunicação com o novo sistema digital”, disse o professor.

Segundo a Unesp, a TV utilizará uma tecnologia desenvolvida por pesquisadores brasileiros de 92 instituições públicas e privadas, e o sistema de modulação digital japonês.