Unesp quer ensinar como empreender

O Estado de São Paulo - Quarta-feira, dia 25 de outubro de 2006

qua, 25/10/2006 - 11h36 | Do Portal do Governo

Empreendedorismo, disciplina elaborada junto com o Sebrae, será oferecida para todos os cursos de graduação

Renata Cafardo

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) oferecerá a disciplina de empreendedorismo em todos os seus cursos de graduação. As aulas começam em 2007 já na maioria dos campus da instituição, em 23 cidades do Estado. O programa foi elaborado em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae), que também treinou professores da Unesp. A universidade é a primeira do País a incluir a área em seus currículos.

‘O que a gente mais ouve dos alunos é que querem acabar a faculdade e arrumar um bom emprego’, diz o reitor da Unesp, Marcos Macari. Ele explica que sua intenção é a de tentar mudar um pouco essa visão e assim formar ‘agentes transformadores’. ‘Nossos alunos devem ser também geradores de empregos’, completa.

A disciplina foi elaborada com noções de mercado, planejamento financeiro, gestão e visão estratégica, entre outros pontos. Estudantes de Medicina, Engenharia ou Letras terão a mesma formação. Eles preencherão um questionário para identificar suas eventuais características empreendedoras, entre elas, planejamento, persistência e exigência de qualidade, segundo o Sebrae. Cerca de 60 professores passaram por treinamento e receberam material didático da entidade.

‘O que existe há anos é a formação do empregado. Os alunos precisam conhecer o que é o empreendedorismo e saber que há opção’, diz o diretor superintendente do Sebrae-SP, José Luiz Ricca. A disciplina que será oferecida na Unesp está disponível para qualquer instituições de ensino superior do País. Segundo Ricca, já há interesse da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e do Mackenzie.

O curso faz parte de um projeto do Sebrae-SP de levar o empreendedorismo para as grades escolares em todos os níveis. A entidade já começou a oferecer uma disciplina em escolas de ensino fundamental municipais, para alunos de 1ª a 8ª série. Até então, só existiam no País iniciativas extra-curriculares ou não realizadas de maneira sistemática.

DESEMPREGO

Na Unesp, a disciplina entrará no grupo das chamadas optativas, terá 60 horas/aula e será oferecida a alunos do último ano dos cursos. Para se formar, o aluno da universidade deve cursar créditos tanto de disciplinas obrigatórias quanto de optativas. ‘É importante ter uma noção de como gerenciar seu próprio negócio. É uma maneira também de fugir do desemprego’, diz o estudante de Engenharia de Produção da Unesp Adriano dos Santos Nunes, de 20 anos.

A nova disciplina terá entre 50 e 60 vagas e poderá ser cursada também por alunos de pós-graduação. Em 2007, ela começa a ser oferecida nos campus de Bauru, Botucatu, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Guaratinguetá, entre outras. A Unesp tem cerca de 30 mil alunos em mais de 100 cursos de graduação.

Segundo o Sebrae, as micro e pequenas empresas representam 99% do total no País. Cerca de 5 milhões delas são formais e estima-se que haja o triplo de não formais. O setor emprega 67% da mão-de-obra brasileira e representa 20% do PIB nacional.

Uma pesquisa internacional sobre empreendedorismo, chamada Global Entrepreneurship Monitor (GEM), mostra o Brasil com o 4º país em empreendedorismo motivado pela necessidade, ou seja, falta de emprego. E 15º em que as empresas são criadas porque há oportunidade.