Unesp investe em programa que aumenta inclusão social

O Estado de São Paulo - Terça-feira, dia 27 de junho de 2006

ter, 27/06/2006 - 10h07 | Do Portal do Governo

Doze alunos que ingressaram no vestibular de 2006 da Universidade Estadual Paulista (Unesp) foram contemplados com bolsas de estudos mensais no valor de um salário mínimo, válidas até a conclusão dos cursos. A iniciativa é do Programa para Inclusão dos Melhores Alunos da Escola Pública na universidade e foi validada (tardiamente, mas com os pagamentos retroativos à março) por parceria firmada entre a Unesp e a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, através da Vunesp. O objetivo é promover a inclusão social e a permanência na Unesp dos alunos com potencial reconhecido.

O programa, que entra em vigor pela terceira vez, possibilitou a inscrição isenta de taxa de 18.564 candidatos no vestibular 2006. “A Secretaria da Educação nos fornece a relação de escolas públicas de todo o Estado com turmas de 3º ano do ensino médio. Assim, encaminhamos senhas que permitirão a esses colégios inscreverem no programa os dois melhores alunos de cada sala do último ano”, explica Benedito Antunes, diretor-presidente da Vunesp.

A seleção dos 12 estudantes obedeceu ao critério da Vunesp de contemplar os quatro primeiros colocados de cada área – Ciências Biológicas, Ciências Exatas e Humanidades -, sendo dois em bacharelado e dois em licenciatura.

Para o vestibular 2007 da Unesp serão oferecidas 26 mil isenções de pagamento da taxa de inscrição. Os interessados poderão se candidatar a partir do dia 18 de setembro.