Unesp discute melhor política a ser adotada

Folha de S.Paulo - Terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

ter, 27/02/2007 - 16h19 | Do Portal do Governo

Da Folha de S.Paulo

A Unesp é a única universidade pública do Estado de São Paulo que ainda não possui ação afirmativa em forma de reserva de vagas ou bônus na nota do vestibular, apesar de oferecer isenção da taxa de inscrição a estudantes carentes, como as outras.

O motivo do “atraso”, segundo o vice-reitor da universidade, Herman Jacobus Cornelis Voorwald, é que já é de 40% a participação de estudantes egressos de escolas públicas nos campi da Unesp.

No vestibular 2006 da USP, a porcentagem de aprovados saídos de escola pública ficou em 23,6%.

“Por estarmos espalhados por todo o Estado, os estudantes de escolas públicas do interior já vêem a Unesp como um lugar em que podem estudar e vão procurá-la quando terminam o terceiro ano.”

Mesmo assim, está em discussão na universidade um modelo de incentivo à entrada de mais estudantes de escolas públicas na Unesp. “Queremos atrair aqueles jovens com potencial, mas que não têm visão de que o ensino superior pode trazer algum benefício para suas vidas.”

De acordo com o vice-reitor, a idéia da política a ser usada está sendo amadurecida. “Ouvimos uma pessoa da Unifesp e vamos ouvir uma da Universidade de Brasília [UnB]. Queremos aprender com os acertos e os erros deles”, afirma Voorwald.