Unesp abre isenções da taxa de vestibular

Jornal da Tarde - São Paulo - Quarta-feira, 25 de agosto de 2004

qua, 25/08/2004 - 9h06 | Do Portal do Governo

Formulários para as 6.135 vagas estarão disponíveis a partir da próxima semana. Interessados devem comprovar renda individual igual ou menor que R$ 390

A partir de segunda-feira, 6.135 candidatos que quiserem requerer isenção da taxa de matrícula para o vestibular da Universidade Estadual Paulista (Unesp) podem retirar os formulários.

Para ter a isenção, os interessados precisam concluir até o fim do ano o ensino médio em escolas públicas, particulares (com bolsa de estudos integral) ou cursos supletivos e possuir renda igual ou inferior a R$ 390 por pessoa. O aluno também precisa morar no Estado ou estar vinculado a algum cursinho comunitário ou escola pública.

Os formulários de inscrição estarão disponíveis até o dia 10 de setembro em campus de 16 cidades do interior. Na capital, os locais em que os candidatos podem retirar a documentação serão a Editora Unesp (Praça da Sé, 108, Centro) e o Instituto de Artes da Unesp (Rua Moreira de Godoy, 483, Ipiranga).

No dia 17 de setembro, o resultado será divulgado nos locais de inscrição, em murais com uma lista nominal. A partir do dia 20, até 8 de outubro, quem foi contemplado deve comparecer ao posto de inscrição com a cédula de identidade, número de inscrição no Enem e comprovante de endereço para efetuar a matrícula. Informações pelo telefone (11) 3874-6300.

Desde 2000, a Unesp fornece inscrições gratuitas a alunos carentes. No primeiro ano, eram 1.364 vagas. Este ano, elas serão divididas entre 3.067 isenções para candidatos que residem na Região Metropolitana de São Paulo e 3.068 isenções para quem mora no Interior e Litoral. As inscrições são divididas por faculdades de acordo com o número de inscritos no vestibular. Em Rio Claro, por exemplo, serão 680 vagas destinadas a alunos com isenção da taxa de matrícula.

Interessados podem se inscrever na escola

As inscrições para o Projeto Guri, no Jardim São José 2, zona leste de São José, continuam abertas até o preenchimento de todas as 396 vagas. Até ontem, haviam sido preenchidas 186 vagas. Terão prioridade moradores do bairro e poderão participar do projeto jovens de 8 a 18 anos. Para fazer a inscrição é necessário que o responsável pelo participante compareça à escola municipal do bairro levando o documento de identidade do estudante. A escola do Jardim São José 2 fica na rua 7, número 90.