Unesp abre hoje curso para terceira idade em São José dos Campos

ValeParaibano - São José dos Campos - Terça-feira, 2 de março de 2004

ter, 02/03/2004 - 10h03 | Do Portal do Governo

A Unesp (Universidade do Estadual Paulista) inaugura hoje em São José dos Campos a Unati (Universidade Aberta da Terceira Idade), que terá 65 alunos em sua primeira turma.

Segundo o coordenador do grupo, José Roberto Rodrigues, as aulas serão ministradas às terças e quintas-feiras das 14h às 17h.

‘A princípio, iríamos oferecer 40 vagas, mas a procura foi grande e aumentamos para 65 vagas’, disse Rodrigues, que é vice-diretor da Unesp de São José.

Às terças-feiras, o grupo terá aulas de conhecimentos gerais, como nutrição, noções sobre o Estatuto do Idoso, qualidade de vida, economia doméstica e psicologia.

Na quinta-feira, os alunos terão aulas relacionadas a cultura e a lazer, como ginástica, oficinas de voz, oficina corporal e teatro.

Para participar da universidade da terceira idade é preciso ter no mínimo 65 anos e ser alfabetizado.

As inscrições ocorreram entre os dias 13 e 19 de fevereiro e, segundo Rodrigues, atraíram mais de 200 pessoas da região. Alguns dos interessados eram analfabetos e a universidade decidiu montar um curso de alfabetização.

‘Recebemos incrições de várias cidades da região. Usamos como critério a idade, grau de escolaridade homogêneo entre o grupo, local de residência (preferência para quem mora em São José), mas teremos alunos de outras cidades. Fomos procurados por pessoas que não são alfabetizadas e resolvemos montar um grupo separado para a alfabetização de 15 alunos’, disse.

Duração – O curso terá duração de um ano, mas o aluno pode renovar a matrícula e cursar a Unati pelo período de mais ano.

A Unesp possui 23 unidades do Estado. A maioria já oferece curso universitário específico para a terceira idade. ‘Somos uma das últimas unidades a implantar a Unati’, afirmou Rodrigues.

O curso é gratuito e todos os professores são voluntários. Há docentes da Unesp, Univap (Universidade do Vale do Paraíba), Vicentina Aranha, entre outras entidades.

A aula inaugural será realizada hoje às 14h no campus da Unesp fica na avenida José Longo, 777, no Jardim São Dimas, centro.