Uma trilha ecológica no Ipiranga

Jornal da Tarde - Segunda-feira, dia 5 de junho de 2006

seg, 05/06/2006 - 11h09 | Do Portal do Governo

Passeio leva à nascente do Riacho Ipiranga, onde D. Pedro I declarou a Independência

A Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo inaugurou, na manhã de ontem, a Trilha da Nascente do Riacho Ipiranga, localizada em trechos de preservação da Mata Atlântica na Zona Sul da Capital.

Até pouco tempo, o local era utilizado apenas para pesquisas científicas no Jardim Botânico. Mas, agora, está aberto aos turistas. A trilha tem 360 metros de extensão e três pontos de observação, de onde o visitante poderá percorrer um trecho de mata em recuperação, seguindo para uma área de grande concentração vegetal, com exemplares de palmitos, cipós e bromélias.

Quem se aventurar pela trilha poderá ainda se deparar com algumas espécies de animais, como macacos, tucanos e preguiças. Durante a caminhada, os turistas têm a oportunidade de conhecer um importante ponto histórico de São Paulo: as nascentes do Riacho do Ipiranga, onde Dom Pedro I declarou a Independência do Brasil, que até então vivia sob o domínio português.

Segundo o governo do Estado, todo o trajeto da trilha foi projetado de forma que não causasse impactos negativos ao meio ambiente. No local, foi construído um deque de madeira sobre eucaliptos. A estrutura é elevada em toda a extensão e, em alguns pontos, chega a quatro metros de altura . Isso evita o contato com o solo.

Para reforçar a idéia de preservação do verde, a secretaria replantou diversas mudas no local.