Uma semana de eventos para deficientes

Jornal da Tarde - Cidades - Quarta-feira, 15 de setembro de 2004

qua, 15/09/2004 - 10h06 | Do Portal do Governo

Duas exposições serão abertas ao público hoje na Estação Sé do Metrô e na Estação Brás da CPTM, que fazem parte da Semana de Solidariedade organizada pelo Fundo Social

Conseguir a inclusão de portadores de deficiências na sociedade é o principal objetivo neste ano da Semana da Solidariedade do Estado de São Paulo, que foi iniciada ontem na Estação Especial da Lapa, Zona Oeste. A partir de hoje até a próxima terça-feira, a primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lu Alckmin, visitará 14 entidades carentes com o objetivo de levar apoio e, principalmente, sensibilizar as pessoas sobre a importância de ajudar instituições que trabalham com portadores de deficiências físicas, mentais ou visuais.
Na abertura oficial da Semana da Solidariedade Lu Alckmin ressaltou a importância de oferecer lazer, esporte, acessibilidade em locais públicos e geração de empregos para os deficientes. O último Censo mostrou que existem mais de 24 milhões de deficientes no País, sendo que 4 milhões vivem no Estado. ‘As empresas devem contratá-los porque quando são estimulados nos surpreendem com o seu talento’, ressaltou Lu Alckmin.

De acordo com o Istituto Ethos, 9 milhões de deficientes estão em idade para trabalhar, no entanto, apenas 1 milhão exerce função remunerada e, destes, apenas 200 mil com carteira assinada. Gilceleia Lima Ferreira, 35 anos, é uma delas. Ela diz que gostaria de trabalhar na área de informática ou telemarketing, no entanto, não consegue emprego. ‘É muito difícil porque o preconceito ainda é grande’, disse Gilceleia, que nasceu com uma má-formação que a impede de movimentar as pernas.

Assim como Gilceleia, Marta Sales, 45 anos, também reclama da dificuldade para se locomover na Cidade. Além de calçadas quebradas, sem rampas, o transporte público é pouco preparado para atender os deficientes.

‘Temos sempre que contar com a boa vontade das pessoas para subir e descer dos ônibus ou esperar horas até que apareça um adaptado’, reclamou Marta.

As duas e demais freqüentadores da Estação Especial acompanharam a abertura da Semana que teve um show do grupo Rouge e um festival de esportes.

Hoje, a programação da Semana da Solidariedade é uma visita a Escola Especial para Educação de Excepcionais, na Mooca, e à Associação das Mães dos Excepcionais de Itaquera, Zona Leste.

Também haverá a abertura de duas exposições, sendo uma na Estação Sé do Metrô e outra na Estação Brás da CPTM. Outras atividades também estão agendadas e podem ser conferidas no site www.fundosocial.sp.gov.br.

(Giovanna Balogh)