Uma parceria para testar a vacina contra a Aids

Jornal da Tarde - Sexta-feira, dia 1º de dezembro de 2006

sex, 01/12/2006 - 17h43 | Do Portal do Governo

Unifesp e Estado firmam acordo

MARCELA SPINOSA, marcela.spinosa@grupoestado.com.br

No Dia Mundial de Luta Contra a Aids a boa notícia é que a vacina que previne a Aids terá novos testes no Brasil em parceria entre a Secretaria Estadual da Saúde e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Apesar de já testarem a vacina, o acordo firmado há quatro dias permitirá um trabalho em conjunto, durante sete anos, nos hospitais dos dois órgãos.

A parceria entrará em vigor a partir de janeiro de 2007. ‘A parte clínica para acompanhamento e teste das vacinas será no Centro de Referência e Treinamento DST/Aids do Estado e a Unifesp dará suporte laboratorial e fará as análises científicas das vacinas’, explica o infectologista da Unifesp Ester Kallas.

Além dos dois órgãos, a vacina preventiva será estudada pelo Projeto Praça Onze, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Somente os três órgãos testarão as vacinas aqui no Brasil.

O patrocínio para os testes será financiado pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos. ‘Os produtos testados serão escolhidos por um comitê internacional e as vacinas mais promissoras serão testadas’, disse o coordenador do programa estadual DST/Aids, Artur Kalichman. As vacinas, segundo o coordenador, são produzidas em vários países, como Tailândia.

‘A parceria é um grande avanço para São Paulo porque demonstra que as instituições tem capacidade para reunir as especialidades e esforços para fortalecer a pesquisa científica de vacinas contra Aids na Cidade’, avalia Kallas.

Se as vacinas funcionarem, elas serão registradas na Anvisa. ‘ Depois disso, deverá haver uma política de saúde para comprar a vacina ou transferir a tecnologia para produção no Brasil’, conta Kalichman.