Uma olimpíada exclusiva para maiores de 60 anos

Jornal da Tarde - Quinta-feira, 11 de março de 2004

qui, 11/03/2004 - 9h13 | Do Portal do Governo

CAMILLA HADDAD

É hora de os maiores de 60 anos saírem de casa para mexer o corpo e mostrar suas habilidades esportivas. Amanhã, será dada a largada para os Jogos Regionais dos Idosos (Jori), mais conhecidos como Olimpíada da Terceira Idade. A competição promete agitar Tupi Paulista, no Interior. Cerca de 400 municípios estão envolvidos. E a grande novidade para esse ano é que os velhinhos da Capital também poderão participar.

Na abertura do evento, marcado para as 16h30, haverá o desfile de todas as delegações que vão interpretar o Hino Nacional e apresentar suas respectivas coreografias. A tocha olímpica também será acesa e ainda será feito um juramento por um dos atletas. As modalidades avaliadas serão as seguintes: coreografia, atletismo, natação, voleibol, dança de salão, além dos jogos de bocha, malha, buraco, dama, dominó e truco.

Para as pessoas da Capital interessadas em concorrer ainda há tempo. Segundo o Fundo Social de Solidariedade de São Paulo (Fussesp), que promove a Olimpíada, as inscrições estão abertas até o dia 8 de maio. As competições, que ocorrem desde 1997 em todo o Estado reuniram no ano passado cerca de 10 mil atletas.

Segundo a presidente do Fundo Social, Maria Lúcia Alckmin, que já confirmou presença em Tupi Paulista, o principal objetivo do evento é tirar fazer com que os idosos troquem experiências com os outros participantes. “A auto-estima deles também aumenta”, completa.

Para ela, não existem perdedores nas provas. “Todos já são vencedores só por terem participado.” Maria Lúcia diz ainda que todos os participantes receberão medalhas e os três primeiros, troféus. Os moradores de Tupi Paulista não vêem a hora de tudo começar.

Pelo terceiro ano, o aposentado Antônio Breda, de 81 anos, irá participar da Olimpíada na categoria dança de salão. Companheira para fazer sua performance ele já tem. É sua mulher Jesonita, de 68 anos, com quem é casado há 61. Para completar a disputa, Breda se orgulha em poder acender a tocha para celebrar a abertura dos jogos.

Fora da época de Olimpíada, Breda admite que não pratica muito esporte. O que ele realmente aprecia é plantar e colher verduras no quintal de sua casa. “Eu fico lá, faço o que gosto”, diz.

Fazer o juramento na abertura dos jogos está deixando Clemente Batista Almeida, de 71 anos, bastante nervoso. “Tenho medo de gaguejar na hora de ler o que me passaram, mas vamos esperar que tudo dê certo”, comenta. Para ele, o melhor será na vez de dançar com a esposa Maria. O Ginásio de Esportes Sebastião Inácio do Amaral, onde acontecerá a cerimônia, fica na Rua México, s/nº, em Tupi.