Uma aula de meio ambiente. Na rua

Jornal da Tarde - Sábado, 22 de novembro de 2003

sáb, 22/11/2003 - 12h04 | Do Portal do Governo

Depois de um ano de muito estudo sobre vários temas do meio ambiente, os alunos da Escola Estadual Professor João Borges, no Tatuapé, Zona Leste, vão fazer um desfile digno de escola de samba: 400 estudantes apresentarão, no dia 14, para toda a comunidade, a evolução do mundo e a importância da preservação ecológica. Com a ajuda da direção e professores de todas as disciplinas, o desfile foi organizado e vem sendo produzido na própria escola. Os estudantes ganharam até a ajuda de integrantes da Escola de Samba X-9, que gravaram um samba-enredo e vêm ajudando a confeccionar as fantasias.

Daniel Gonzales

Os alunos e professores da Escola Estadual Professor João Borges, no Tatuapé, acharam um jeito mais do que original para estudar o meio ambiente e conscientizar a comunidade pela importância da preservação ecológica. Depois de um ano de muito estudo sobre o tema, e também de muita preparação, eles prometem sacudir o bairro com um desfile digno de uma apresentação de escola de samba. O show, intitulado “Ópera de Rua”, contará com a participação de cerca de 400 alunos, divididos em 20 alas, cada uma explicando um tema relativo ao meio ambiente, e terá até mesmo quatro carros alegóricos.

A apresentação será no dia 14 de dezembro. Ela está sendo preparada com recursos dos próprios alunos, que vêm trabalhando dia e noite para deixar tudo pronto no prazo. “Todas as fantasias foram pensadas e desenhadas pelos estudantes”, conta o vice-diretor do colégio, Rafael Marcos Paravati. “Estamos trabalhando com muito material reciclável e também com materiais doados e que compramos.” Parte do material é produzida durante as aulas de Educação Artística. A outra é feita pelos estudantes em uma oficina, montada em um laboratório.

O envolvimento da escola – que tem cerca de 1.800 alunos de ensino fundamental (5º a 8º ano) e médio (1º a 3º ano) – foi tamanho que um concurso para escolher um samba-enredo para o desfile recebeu 47 letras de música, de autoria dos próprios alunos, em grupo ou individuais. Destas, uma foi selecionada e gravada em CD pelos cantores da Escola de Samba X-9 Paulistana. Um deles, Marcinho, aderiu ao projeto e passa as noites na oficina, com o vice-diretor e alunos de todos os períodos, ajudando a confeccionar as fantasias.

Foi a professora de Educação Artística, Débora Lopes, que contatou a diretoria da X-9, que no ano passado apresentou o meio ambiente como tema de seu desfile. Os estudantes selecionados para compor a bateria vêm ensaiando na quadra da escola de samba. “Quebramos o preconceito de que os alunos do período noturno não são capazes de participar desse tipo de projeto”, diz Paravati.

A diretora da EE João Borges, Claudete Aparecida da Paula, conta que a preocupação pedagógica esteve presente em todo o projeto. “Desde o começo do ano letivo, em fevereiro, professores de todas as disciplinas, de todos os anos, trabalharam com o tema meio ambiente nas salas de aula. A apresentação na rua é para instigar uma mudança de atitude em relação a jogar lixo na rua, a cuidar da cidade”, afirma.

Os alunos já produziram vídeos, cartazes, peças de teatro e revistas sobre o tema, apresentados durante todo o ano. “Isso é importantíssimo para aproveitarmos a criatividade e mostrarmos a competência dos alunos.”

O desfile da João Borges ocorre no dia 14 de dezembro, das 9h ao meio-dia, nas ruas Itapura, Emílio Mallet, Coelho Lisboa e Euclides Pacheco, no Tatuapé, Zona Leste.