Um sobrado para artistas que não têm ateliê

O Estado de S. Paulo - Sábado, 9 de abril de 2005

sáb, 09/04/2005 - 13h42 | Do Portal do Governo

Camila Molina

Um sobrado no Largo General Osório foi alugado pela Secretaria de Estado da Cultura para ser transformado em um espaço permanente onde artistas em início de carreira podem produzir suas obras. Ele vai ser o Ateliê Amarelo – o nome vem, lógico, da cor com a qual o prédio construído na década de 40 e localizado no número 23 está pintado -, um local a ser ocupado por nove criadores ‘sem-ateliê’ de todo o Estado de São Paulo. Eles serão selecionados por uma comissão de curadores presidida pela artista Maria Bonomi, convidada pela secretária Claudia Costin para levar adiante essa empreitada. As inscrições estão terminando, poderão ser feitas somente até segunda-feira.

‘Ao cavalo dado não se olha os dentes. Mas acho um milagre. É um espaço bem localizado. Diminuto, mas uma célula-mater’, diz Maria Bonomi. Segundo ela, os artistas terão o próprio entorno do ateliê, a região central de São Paulo, ‘ponto nevrálgico’, como um ótimo tema para ‘uma grande reflexão e imersão’. Por esse projeto, a secretaria de cultura vai oferecer somente o espaço para os artistas escolhidos – sendo eles cinco do interior do Estado e quatro da cidade de São Paulo -, mas não materiais.

Os artistas terão autonomia para produzir e, o que é mais interessante, o acompanhamento direto dos curadores convidados por Maria Bonomi: o artista Paulo Von Poser, o professor João Spinelli, o produtor Cildo Oliveira e a escritora e jornalista Leila Gouvêa. ‘Vai ser um trabalho de troca, de discussões, de apoio teórico, um fórum de percepção visual’, diz a artista. Enfim, vai ser uma residência aberta. ‘E pode acontecer de tudo.’ Depois de escolhidos, eles poderão trabalhar no local até dezembro.

Como diz Maria Bonomi, o tema do centro será uma proposta, mas cada projeto dos inscritos será considerado. Não há limites de idade para os interessados. ‘Temos de eliminar as paredes, distâncias. O artista é um ser necessário no dia-a-dia. Vamos ver e ouvir como numa radiação.’ O edital para a seleção dos candidatos pode ser retirado no site www.cultura.sp.gov.br ou na Secretaria de Cultura (Rua Mauá, 51).