Um reforço no policiamento

ValeParaibano - São José dos Campos - Quarta-feira, 31 de março de 2004

qua, 31/03/2004 - 9h26 | Do Portal do Governo

Editorial

Em que pese a avaliação de alguns especialistas, a destinação de um helicóptero – o Águia 3 – para operar em apoio à Polícia Militar do Vale Paraíba é um ganho considerável na área da segurança pública, tanto estratégico como tático.

Com ele, a Polícia Militar terá aumentado seu poder de patrulhamento, sua agilidade e sua área de cobertura, além de passar a ter também uma poderosa arma de pressão até psicológica contra os criminosos. Além disso, o Águia 3 poderá ser usado em operações de socorro a vítimas de acidentes e de apoio a populações em risco – como bem operam, por exemplo, as aeronaves da Polícia Militar na região da Grande São Paulo. Também com ele, o Vale do Paraíba – a partir de São José, onde o helicóptero está baseado – reforça sua importância estratégica dentro do mapa da segurança pública do Estado, tendo sido a segunda região de São Paulo a receber esse tipo de reforço. Sintoma disso foi a presença do governador Geraldo Alckmin (PSDB) na cerimônia de entrega oficial da aeronave na última sexta-feira, ao lado do secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro.

Mais importante: a chegada do Águia 3 ao Vale do Paraíba não foi apenas um ato unilateral do Estado.

Para que a Secretaria da Segurança Pública, com aval do Palácio dos Bandeirantes, deslocasse o aparelho para São José foi vital a adesão de diversas empresas da região e da prefeitura a essa idéia, encabeçada pelo comandante regional da Polícia Militar, coronel Sebastião de Souza Pinto. Isso mostra um esforço da comunidade em dotar a PM de uma melhor infra-estrutura de trabalho, unido a uma capacidade de planejamento estratégico da própria corporação, tudo isso com uma só finalidade –permitir um ganho considerável na área da segurança pública, uma das principais preocupações do cidadão que mora no Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira.

O resultado da presença do Águia 3 será analisado nos próximos meses, assim como o custo-benefício da presença do helicóptero. Esse exercício terá como finalidade melhorar o uso dessa nova arma e ajudar a Polícia Militar em seu trabalho. Agora, no entanto, é hora de parabenizar a Polícia Militar por esse passo importante em seu trabalho. Que ele ajude o Vale a ser uma região mais segura.