Um passeio cultural que começa no quartel

Jornal da Tarde - Terça-feira, 27 de abril de 2004

ter, 27/04/2004 - 9h35 | Do Portal do Governo

ARTHUR GUIMARÃES

Nem uma ronda policial, muito menos um simples passeio turístico. Os roteiros culturais organizados pela Polícia Militar (PM) são uma grande oportunidade para quem está interessado em conhecer o cotidiano dos oficiais e, de quebra, aprender um pouco mais sobre a história de São Paulo.

As caminhadas acontecem sempre aos finais de semana, quando uma equipe de policiais treinados orienta grupos de 50 paulistanos em 5 roteiros que incluem visitas a prédios da corporação e a outros pontos turísticos da Cidade. O ponto de partida é fixo: o Quartel do Comando Geral da Policia Militar do Estado de São Paulo, localizado na Praça Coronel Fernando Prestes, 115, ao lado da estação do metrô Tiradentes.

O projeto começou em janeiro – em mais uma atividade para comemorar o aniversário de 450 anos de São Paulo – e está sendo considerado um sucesso, pois já teve a participação de mais de 1.500 pessoas. O idealizador dos roteiros, o capitão Ferraz, esclarece que o objetivo dos passeios é aproximar a população dos oficiais em um ambiente de entretenimento. Segundo ele, dessa forma se produz uma saudável interação entre policiais e cidadãos. ‘Essa relação sempre foi boa, mas dessa vez a PM vai mais fundo: vamos mostrar aos paulistanos a nossa história e a de nossos batalhões’, revelou.

A maioria das explicações passadas durante as caminhadas mistura informações sobre a PM com a história do município. ‘A polícia acompanhou ativamente todo o crescimento da Cidade. Mas não queríamos falar somente sobre a corporação, por isso optamos por incluir outros pontos turísticos em cada roteiro preparado’, disse o capitão. O oficial também explicou que os policiais que acompanham os inscritos já passaram por capacitações.