Um mês após morte de coronel, Serra nomeia novo comandante da PM na zona norte de SP

Folha de S. Paulo – quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

qua, 20/02/2008 - 18h00 | Do Portal do Governo

Folha de S. Paulo

Um mês após o assassinato do coronel José Hermínio Rodrigues, 48, comandante da Polícia Militar na zona norte de São Paulo, o governador José Serra (PSDB) nomeou, no último sábado, o coronel Admir Moreira, 53, para o posto.

Para a escolha de Moreira, pesou o fato de ele ter trabalhado durante nove anos na Corregedoria da Polícia Militar e, por conta disso, ser considerado um “linha-dura” dentro da corporação, assim como era o seu antecessor, morto a tiros em 16 de janeiro.

Antes de ser nomeado comandante na zona norte, Moreira foi responsável pelo planejamento de operações da Polícia Militar.

E, para a secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo, o novo coronel assume hoje a mais importante e problemática região da capital paulista.PMs presos

Moreira vai dirigir o 5º, o 9º, o 43º e o 18º batalhões da PM. Deste último, há sete policiais militares presos suspeitos de integrarem um grupo de extermínio responsável por chacinas e homicídios na zona norte da cidade.

Esses PMs presos também são investigados pela Polícia Civil e pela Corregedoria da Polícia Militar por ligação com a morte de Rodrigues enquanto ele passeava de bicicleta em uma avenida da zona norte quando estava de férias.

Os projéteis encontrados no local do crime saíram da mesma arma que foi usada numa chacina na zona norte, segundo a perícia.

Além disso, Rodrigues investigava a participação de seus subordinados em diversos crimes ocorridos naquela região, como assassinatos e o envolvimento de PMs na segurança de bicheiros.Comando

Apesar de ainda não ter sido empossado oficialmente, Moreira assumiu anteontem o comando de policiamento da área norte.

Único negro entre os 54 coronéis da PM, o novo comandante terá a missão de desvendar quem matou o seu antecessor. Essa, aliás, é a principal tarefa que lhe foi dada pela Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo.