Um livro para entender a evolução paulista

Diário do Grande ABC

qua, 06/01/2010 - 8h28 | Do Portal do Governo

Marco Antonio Villa, historiador e professor da Universidade Federal de São Carlos, está lançando o livro Breve História do Estado de São Paulo (Imprensa Oficial), que traz de forma resumida a história da formação paulista. O autor fala com a mesma desenvoltura dos nossos primeiros habitantes, as nações indígenas que aqui já viviam antes da descoberta oficial do Brasil, até os passos da sociedade paulista e paulistana deste início do terceiro milênio.

O livro tem uma linguagem moderna, quase televisa, com ilustrações ricas e coloridas de cinco para seis séculos de história. Em cada início de capítulo são feitas citações de Mário de Andrade e Villa se apressa a dizer, na apresentação: “Não são acidentais. É o poeta que melhor representa São Paulo”.

Que ninguém espere do livro detalhamentos de temas, nem aprofundamentos. Tampouco estão presentes revelações descobertas em fontes primárias nunca dantes pesquisadas. É realmente uma história resumida. Quem quiser se aprofundar tem à disposição no livro uma rica bibliografia dos principais autores paulistas modernos. As ilustrações levam o leitor a perceber os caminhos de povoamento do Estado e verá a sua cidade contemplada.

Grande ABC – Fizemos um exercício do que o livro traz sobre o Grande ABC. E os principais temas locais não foram esquecidos. João Ramalho e a Vila de Santo André da Borda do Campo estão presentes nas primeiras páginas: “Em contato com descendentes de João Ramalho, essa população fundou o núcleo de Santo André da Borda do Campo, início da ocupação do planalto paulista” (p. 23).

Também estão presentes no livro de Marco Antonio Villa os meios de comunicação: “Foi retomada a navegação nos rios Pequeno, Grande e Pinheiros, entre o alto da serra (no Caminho do Mar) e a vila de São Paulo, incentivando a comunicação com as aldeias próximas” (p. 44).

Num mapa geral do Estado de São Paulo, de 1886 (p. 74 e 75), aparecem os dois primeiros núcleos coloniais do Grande ABC, São Bernardo e São Caetano.

De tempos mais recentes, a formação do Grande ABC, com dados de 1980: “No ABC, São Bernardo do Campo concentrava 10% do produto industrial metropolitano destacando-se pelas indústrias automobilísticas; Santo André teve um processo de industrialização mais antigo, com ênfase nos produtos de borracha, químicos e petroquímicos; São Caetano sobressaía-se no ramo das cerâmicas, indústria automotora e pela metalurgia; Diadema, pelo setor de plásticos e indústria mecânica; e Mauá, pelo setor químico e petroquímico” (p. 153).

A linguagem buscada é panorâmica. O alvo, a evolução territorial de São Paulo. As ilustrações complementam o que muitas vezes falta ao texto. O projeto gráfico é rico.

O autor – Marco Antonio Villa é bacharel e licenciado em História, mestre em Sociologia e doutor em História, pela Universidade de São Paulo. Colabora assiduamente com artigos e ensaios na imprensa e é autor de mais de duas dezenas de livros. É o organizador da Coleção Paulista (coedição da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo-Fundap).

Villa tem raízes no Grande ABC. Seu avô, Pietro Villa, teve fábrica de botões em São Bernardo – seu apelido era Botonaro. O autor é filho de Giovanni Villa e Irma Asêncio Villa, irmã do repórter-fotográfico Beltran Asêncio, colaborador histórico desta página Memória.

Breve História do Estado de São Paulo
Autor: Marco Antonio Villa
Edição: Imprensa Oficial do Estado
Páginas: 200
Preço: R$ 60