Um em cada três paulistanos tem alto risco cardiovascular

Avaliação com 35 mil pessoas calculou risco de morrer ou sofrer infarto nos próximos cinco anos

sex, 03/07/2009 - 7h53 | Do Portal do Governo

Um balanço dos 35 mil atendimentos realizados no último sábado (27/6) em postos de saúde e hospitais estaduais da cidade de São Paulo indica que 33% dessa população tem alto risco (maior que 20%) de sofrer infarto ou de morrer em decorrência de um evento cardiovascular nos próximos cinco anos.

Os dados são do Mutirão do Coração, evento que pretende avaliar a saúde cardíaca de 150 mil pessoas, promovido pela Secretaria Estadual da Saúde, Socesp (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo) e secretarias municipais da saúde de São Paulo e de Campinas.

Para medir o risco cardíaco, foram aferidos pressão arterial, circunferência abdominal, peso e altura. Os pacientes também preencheram um questionário sobre histórico familiar, idade, sexo e tabagismo.

“[Esses números] parecem ser uma tendência, ainda que alguns indivíduos procurem o atendimento porque já têm alguma predisposição. Isso pode estar superestimado, mas o número de pacientes é muito grande e vai aumentar, o que ajuda a diluir a possibilidade de viés”, afirma Álvaro Avezum, diretor de promoção de saúde vascular da Socesp.

Os dados foram calculados por um software desenvolvido pela entidade. Segundo Avezum, a aplicação dos dados para medir o risco cardíaco é baseada em um estudo publicado no “Lancet”, em 2008. A forma mais usada para identificar o risco inclui medição dos níveis de colesterol total e de LDL (colesterol “ruim”). No entanto, o trabalho constatou que usar IMC e circunferência abdominal em vez de medir colesterol tem precisão semelhante.

O objetivo do mutirão é identificar os riscos e tratá-los. “A OMS estima que países em desenvolvimento terão uma elevação epidêmica de doenças cardiovasculares e isso ocorrerá por falta de controle efetivo ou falta de diagnóstico. Fatores de risco não doem, e as pessoas acham que está tudo bem”, acrescenta Avezum.

Os pacientes de risco serão acompanhados, e todos receberam uma cartilha com orientações sobre fatores de risco, exercícios e alimentação.

As avaliações cardiológicas gratuitas ocorrem neste sábado (4/7), em UBS e hospitais estaduais, na cidade de São Paulo, das 9h às 17h. É preciso apresentar cartão do SUS ou CPF. Informações no site www.mutiraodocoracao.com.br