Um documento dos paulistas ilustres

Jornal da Tarde - Terça-feira, 6 de março de 2007

ter, 06/03/2007 - 10h48 | Do Portal do Governo

Do Jornal da Tarde

Se São Paulo tivesse RG, o nome impresso poderia ser Mário de Andrade, Victor Brecheret, Tomie Ohtake, Sérgio Buarque de Holanda e muitos outros. A partir de hoje, a TV Assembléia lança a série RG Paulista, que conta a história de São Paulo por meio de personalidades fundamentais para a construção da Cidade e do Estado.

Vida e obra de nomes como esses compõem essa coleção editada em DVD, que será distribuída para escolas e bibliotecas. O evento acontece hoje, às 20h, na Cinemateca Brasileira (Largo Senador Raul Cardoso, 207). Na ocasião haverá uma homenagem ao bibliófilo José Mindlin, que possui um dos maiores acervos particulares do País.

O documentário sobre o empresário e bibliófilo foi realizado por Isabel Ortiz Mendes, que reuniu imagens raras colhidas com a família, com a Agência Estado e também com o acervo da TV Cultura. “Depois de longa pesquisa em jornais e revistas, pudemos conversar com o Mindlin, que contou a própria história”, explica a diretora.

Histórias interessantes são o fio condutor da produção. Um exemplo é a que relembra o período em que foi secretário de Cultura, Ciências e Tecnologia durante o governo de Paulo Egydio. Outro momento é o que traz fotos raras do menino José Mindlin segurando um livro. “Muito se fala do bibliófilo, mas pouco de sua vida pública e política, aspectos recuperados nesse trabalho”, destaca Isabel.

Mindlin formou-se na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Advogou por alguns anos, atividade que deixou para tornar-se empresário. Após sua aposentadoria, pôde dedicar-se a uma paixão que tem desde os treze anos de idade: colecionar livros raros.

De acordo com Florestan Fernandes Jr., diretor da TV Assembléia, a série RG Paulista tem a função de produzir conteúdo de interesse do cidadão. “Os documentários são marcados pelo rigor da pesquisa e preenchem uma lacuna, que é a de contar a história das pessoas que contribuíram para a formação de São Paulo”, diz . A série é exibida às segundas, 20h30. Informações no site.