Um caça-talentos solto na estação

Jornal da Tarde

seg, 01/06/2009 - 8h22 | Do Portal do Governo

Raimundo da Silva escolheu os melhores pianistas que passaram pela Luz para lançar CD

Ele não é empresário da indústria fonográfica nem produtor musical. Mas, por ter o ouvido apurado, Raimundo Alexandre da Silva, de 54 anos, chefe da estação Luz da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) foi incumbido de escolher dez músicos anônimos entre as mais de 10 mil pessoas que tocaram o piano instalado na estação desde o mês de outubro de 2008.

Os usuários pianistas participaram de uma seletiva, que excluiu três deles. Os sete restantes foram premiados com a gravação do CD Piano na Luz, lançado na última quarta-feira em comemoração aos 17 anos da companhia.

“Não foi uma tarefa fácil. Mas sabemos diferenciar a pessoa que ama o instrumento daquela que o maltrata”, define. Para escolher os pianistas, Raimundo contou com a ajuda de outros funcionários da estação, como seguranças. “Não podia ficar o dia inteiro ao lado do piano porque tinha minhas responsabilidades de trabalho”, diz ele, que é funcionário da companhia há mais de 20 anos.

Quando alguém percebia algum usuário com talento para tocar o instrumento, o chefe da estação era acionado via rádio para poder conferir a performance. Se achasse interessante, pegava os dados do pianista para eventual contato. O “ouvido bom” veio do costume de tocar percussão e dos tempos em que tinha banda em Pernambuco – sua cidade natal.

O piano de cauda da marca Fritz Dobbert foi colocado no hall da estação Luz da CPTM, como parte do projeto Toque-me, sou Teu, promovido pelo Sesc São Paulo. O instrumento também foi instalado na estação Santo Amaro. A ação fez tanto sucesso que, quando o projeto foi encerrado, o Sesc doou os pianos para a CPTM.

Os dez pianistas selecionados por Raimundo passaram por uma seletiva. Os sete escolhidos – entre eles duas crianças de 9 e 11 anos – passaram quatro dias do mês de abril em um estúdio gravando o CD que homenageia tanto as pessoas que puderam tocar o piano quando o aniversário da CPTM. No estúdio, os músicos foram acompanhados pelo produtor Otávio Argento, a maestrina Paola Fachinelli, diretora musical e curadora do CD, e o músico e engenheiro de som Ary Holland.

O álbum Piano na Luz tem 17 faixas com estilos musicais variados. A diretora musical explica que o repertório foi escolhido a partir das canções que foram mais bem executadas pelos usuários-pianistas. Entre elas estão We are The Champion, de Freddie Mercury, Minueto Nº 2, de Johann Sebastian Bach, e Menino da Porteira, de Teddy Vieira e Luizinho.

“Fiquei contente com o resultado final porque alguns dos músicos têm potencial para serem grandes talentos, mas por falta de oportunidade ficam no anonimato”, fala Paola Fachinelli. Raimundo concorda com a diretora. “Eu me surpreendi. Espero agora que eles consigam alavancar na carreira musical.”

A CPTM produziu mil cópias do CD, distribuídas gratuitamente aos usuários.

O sonho de ser músico veio de trem

O teclado faz parte da vida do estudante Rafael Azevedo do Nascimento desde que ele tinha 5 anos de idade, quando aprendeu sozinho a tocar o instrumento. Hoje ele tem 17. Mas nesses 12 anos nunca teve oportunidade de tocar um piano, embora sempre tivesse alimentado o desejo de tocar o instrumento. O sonho foi realizado no ano passado, quando ele tocou o piano instalado no hall da Estação da Luz, da CPTM. “O piano é bem mais pesado. O som é totalmente diferente (do teclado) e tem um pedal, que eu não sabia que tinha.”

O estudante, que a princípio estranhou o piano, não precisou tocar o instrumento muitas vezes para se adaptar. Ele deu sorte e tocou bem. Foi um dos selecionados que gravaram o CD Piano na Luz. No álbum, Nascimento toca duas das 17 faixas do disco: Danúbio Azul, de Johann Strauss, e Lithiun, da banda de rock Evanescence. “Fiquei com medo quando me chamaram para a gravação. Quase desisti. Meu sonho é ser músico e esta é uma oportunidade que pode me abrir portas”, diz ele, que estuda gestão de tecnologia da informação.

Conseguir vagas em conservatórios ou em uma orquestra é a expectativa de seis dos sete usuários-pianistas que participaram do álbum, apesar de trabalharem ou estudarem em áreas que nada têm a ver com a música.

Entre eles está o estudante Rodrigo da Cruz Biase, de 15 anos, que também aprendeu sozinho a tocar teclado e deseja seguir a carreira musical. A mãe dele, a auxiliar enfermagem Maria de Fátima, de 43 anos, espera que, com a participação no CD, o filho consiga uma bolsa de estudos na área. “É o sonho dele e, infelizmente, não temos condições de bancar os estudos”, diz.

A diretora artística e curadora do CD Paola Fachinelli, também espera que os usuários-pianistas consigam realizar seus sonhos. “Tomara que com o álbum os empresários optem por ajudar os pianistas, que têm muito talento para a música, mas não conseguem mostrá-lo, às vezes por falta de oportunidade ou por falta de dinheiro para conseguir comprar os instrumentos e fazer as aulas, que são caros.”