Um bom trabalho

A Tribuna de Santos – Opinião Não se pode deixar de registrar o saldo positivo das medidas adotadas pela Sabesp para garantir a normalidade no fornecimento de água no litoral, […]

qui, 08/01/2009 - 12h53 | Do Portal do Governo

A Tribuna de Santos – Opinião

Não se pode deixar de registrar o saldo positivo das medidas adotadas pela Sabesp para garantir a normalidade no fornecimento de água no litoral, na passagem do ano. No período de 23 de dezembro ao dia 4 deste mês, quando todas as cidades do Litoral Norte, Baixada Santista e Litoral Sul estavam repletas de turistas, não se teve notícia de nenhum tipo de problema. Quem abriu as torneiras não ficou revoltado por vê-las secas, ao contrário do que ocorria com frequência no passado, em vários pontos da região.

Esse resultado é fruto dos investimentos realizados pelo Governo do Estado, através do Projeto Verão, e tiveram como base as falhas constatadas na temporada anterior. Com suas obras, a Sabesp aumentou em 10% a produção de água em toda a faixa litorânea, o que consumiu recursos de R$ 21,3 milhões. Outro fator que decerto concorreu para evitar a falta d´água foram as maciças campanhas de conscientização popular promovidas pela concessionária. A resposta foi a queda nos índices de desperdício.

No geral, um bom trabalho, sem dúvidas, mas que precisa ter continuidade, seja no que respeita à oferta de água, seja no tocante à coleta de esgotos. O objetivo é zerar todos os déficits de saneamento no litoral, para o integral cumprimento das promessas tanto da Sabesp quando do próprio governador José Serra.