UBS passa a ter sede e projetos novos

O Estado de S. Paulo - 8/8/2003

sex, 08/08/2003 - 12h05 | Do Portal do Governo

Ardilhes Moreira


O Estado de S. Paulo – Caderno Estadão Oeste – Sexta-feira, 8 de agosto de 2003

Programa Saúde da Família será instalado até o fim do ano, atendendo 33 mil pessoas

Em uma casa improvisada na Rua Pedro Soares funciona a Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Vera Cruz, na Vila Anglo-Brasileira.

Depois de 20 anos, o espaço inadequado será substituído. ‘É uma casa alugada, um sobrado com três pisos e várias adaptações’, comenta Selma Maria de Paiva Santos, coordenadora de saúde da Subprefeitura da Lapa.

Apesar da gestão do espaço ser municipalizada desde 2001, foi o governo estadual o responsável pela entrega, na segunda-feira, do prédio que vai receber a UBS. De acordo com Selma, o terreno já havia sido doado há dez anos e o Estado assumiu o compromisso da construção.

O novo espaço trará novidades para os moradores. A Prefeitura vai instalar até o fim do ano uma unidade do Programa Saúde da Família para atender a população de 33 mil pessoas que reside na área de abrangência da unidade. Já a mudança da atual casa alugada para a o prédio ainda leva algum tempo.

Segundo Selma, pequenos ajustes estão em andamento. Grades, prateleiras e todo serviço de marcenaria precisam ser terminados e a previsão inicial é que o atendimento mude para a Rua Saramenha, 60, até o fim do mês.

A unidade, que tem 443 metros quadrados de área construída, custou R$ 342 mil. Ela tem consultórios e salas de vacinação, medicação, curativos, coleta de material para laboratório e de enfermagem, além de módulo odontológico. A UBS também terá espaço reservado para agentes comunitários e sala de expurgo e esterilização para diversos tratamentos.

Municipalização – De acordo com o governador Geraldo Alckmin, que esteve no local na segunda-feira, a municipalização facilita o atendimento do cidadão. ‘O atendimento que inclui consulta, vacina e exames deve ser feito pelo município. Nós só não passamos a rede hospitalar do Estado porque ela é de alta complexidade e muito cara.’ Ele citou que o orçamento do Complexo do Hospital das Clínicas, incluindo todos os institutos, é de cerca de meio bilhão de reais por ano, vindo de recursos do Tesouro de São Paulo.