Trem da linha 3 recebeu 48 aparelhos; sistema está em fase de testes
DA REPORTAGEM LOCAL
Um dos trens da linha 3 (Corinthians/Itaquera – Barra Funda) do metrô de São Paulo começou a circular ontem, em fase de testes, com 48 monitores de TV (oito por vagão). As telas, de cristal líquido e com 15 polegadas, exibirão, durante 90 dias, vídeos institucionais, vinhetas operacionais e publicidade.
De acordo com a assessoria de imprensa do Metrô, os testes têm dupla finalidade: avaliar se o sistema de televisão é compatível com o funcionamento dos trens e se o público considera positiva a novidade. Na linha 1 (azul), em média 1,1 milhão de pessoas circulam por dia útil.
Se a avaliação for positiva, o Metrô deverá abrir licitação para contratar empresas interessadas em instalar monitores e explorar a publicidade nos trens do sistema metroviário.
Por enquanto, os testes estão sendo financiados e explorados pela Metroview. Outras três empresas manifestaram interesse em fazer testes e estão, segundo a assessoria de imprensa do Metrô, ‘em fase de entendimento’.
Tanto agora, na fase de testes, quanto depois, caso venha a ser implantado em definitivo, o sistema de televisão no metrô será pago pela iniciativa privada. Além disso, parte da receita obtida com a venda de anúncios deverá remunerar o Metrô.