TV Cultura estréia programa dedicado à escrita literária

O Estado de S.Paulo - Segunda-feira, 5 de novembro de 2007

seg, 05/11/2007 - 14h57 | Do Portal do Governo

O Estado de S.Paulo

O encontro da literatura com temas que dominam o cotidiano – eis uma das metas do programa mensal Letra Livre, que estréia hoje, às 20 horas, na TV Cultura. Trata-se da reunião de escritores consagrados, sempre de universos literários diferentes, para confrontar idéias, expor opiniões e, claro, discutir literatura. ‘No primeiro programa, por exemplo, tratamos da questão da escravidão no Brasil, desde o tempo imperial até os dias de hoje’, comenta o jornalista e crítico Manoel da Costa Pinto, que vai comandar os encontros – na noite de hoje, ele recebe o romancista Milton Hatoum e o poeta Glauco Mattoso.

Criado por Hélio Goldstein e patrocinado pela Imprensa Oficial de São Paulo, Letra Livre terá sempre uma hora de duração, dividido em quatro blocos. Além disso, uma platéia com cerca de 100 convidados poderá também participar fazendo perguntas. Finalmente, outros autores deixarão gravadas suas perguntas – para estimular, por exemplo, o debate de Hatoum e Mattoso, participaram o poeta Frederico Barbosa e o crítico Fábio de Souza Andrade.

Comum nos países europeus, sobretudo na França, esse formato de programa literário aproveita o bom momento vivido pelos debates entre escritores no Brasil, o que se comprova em encontros como os da Bienal do Livro e de diversas feiras que acontecem pelo Brasil ao longo do ano. ‘É irônico que, em um país onde o índice de leitura é abaixo de muitos outros, exista um interesse tão grande desse tipo’, comenta Costa Pinto. ‘Isso é importante pois, por meio da literatura, as pessoas descobrem um instrumento de contato com a sociedade.’

O próximo programa, já gravado, vai marcar o encontro entre Marcelo Rubens Paiva, cronista do Estado, e Marçal Aquino. ‘Nossa idéia é convidar também dramaturgos e roteiristas’, diz Costa Pinto.