Turismo: Secretário faz anúncio de novos roteiros na região

A Tribuna - Santos - Sexta-feira, 23 de janeiro de 2004

sex, 23/01/2004 - 10h48 | Do Portal do Governo

Da Sucursal de São Vicente

Ao assinar ontem a resolução que institui oficialmente o circuito histórico-religioso Caminhos de Anchieta, durante a programação de aniversário dos 472 anos de fundação de São Vicente, o secretário estadual de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos de Souza Meirelles, anunciou o lançamento de outros dois roteiros turísticos para a Baixada Santista ainda neste semestre.

Segundo Meirelles, no próximo mês será apresentado o Circuito dos Fortes. A proposta é oferecer um passeio pelas oito edificações históricas existentes na região, começando pelas fortificações instaladas na entrada do Canal de Bertioga e terminando no Forte de Itaipu, em Praia Grande. ‘‘Estamos trabalhando na restauração dos equipamentos e preparando guias turísticos’’, informou o secretário.

Ele anunciou também que a Estrada Velha, antiga ligação de Santos com o Planalto será reaberta no dia 1º. de abril. ‘‘Nessa data, estaremos dando início ao programa Caminho do Mar. Um circuito extremamente bonito, entre Cubatão e São Bernardo, que poderá ser percorrido a pé ou em veículos especiais’’.

Para complementar esse trajeto, a Secretaria de Estado de Turismo pretende criar o Caminho dos Bandeirantes. De acordo com o secretário, o roteiro cruzará São Paulo, seguindo pelo Rio Tietê, de Santana do Parnaíba até Porto Feliz.

‘‘A longo prazo queremos desenvolver, em conjunto com a Secretaria Estadual de Esportes, um roteiro de atividades físicas na Baixada Santista’’, concluiu Meirelles. Segundo ele, o objetivo de todos esses circuitos é um só: resgatar a história da Baixada Santista e explorar seu potencial turístico. ‘‘Temos uma forte vocação para o setor que só é aproveitada no verão. Para tirar proveito disso o ano inteiro devemos oferecer atrações permanentes’’.

Caminhos de Anchieta

A oficialização ontem da peregrinação religiosa, turística e histórica Caminhos de Anchieta, em solenidade no Complexo de Eventos e Convenções da Costa da Mata Atlântica, foi o primeiro passo em busca dessa meta. Meirelles disse que a escolha de São Vicente para fazer o anúncio se deu em função da data de fundação da primeira vila do País. ‘‘Nada mais justo que o primeiro grande apóstolo seja homenageado no dia de São Vicente’’.

Para o presidente da Associação Pró-Canonização de Anchieta (Canan) e vice-postulador da causa, padre Cesar Augusto dos Santos, o circuito Caminhos de Anchieta será uma importante ferramenta para que a imagem do beato se torne mais próxima das pessoas. ‘‘O turista poderá conhecer, de maneira mais científica, quem foi Anchieta e, através desse contato mais autêntico, descobrirá por si só o que o apóstolo realizou’’.

Na opinião do padre, o fortalecimento do vínculo espiritual entre os peregrinos e o beato será de grande importância para o processo de canonização de Anchieta. ‘‘Cada ponto do roteiro mostrará uma face dele. Em São Vicente, por exemplo, temos a Biquinha, onde ele começou a amar esta terra’’.

Sem data

Ainda não há data prevista para a primeira peregrinação. Segundo o diretor-executivo da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem), Koyu Iha, responsável pela coordenação do trabalho de elaboração do roteiro histórico, a partir de agora o circuito fica nas mãos da Secretaria de Estado de Turismo.

Entusiasmado com a proposta, o prefeito Márcio França sugeriu ao secretário que a inauguração do trajeto seja feita pelo ator Nuno Leal Maia. ‘‘Ele poderia fazer o passeio representando Anchieta, acompanhado de um grupo de pessoas, ao longo de uma semana’’.

França deixa outra proposta para o futuro: ‘‘O circuito Caminhos de Anchieta poderia ser estendido até o Espírito Santo, onde o beato viveu seus últimos anos de vida’’.