Três parques ficam abertos de madrugada a partir de hoje

Diário de S.Paulo - Quarta-feira, 30 de novembro de 2005

qua, 30/11/2005 - 15h29 | Do Portal do Governo

Marcos Carrieri

O paulistano sem tempo de fazer exercícios durante o dia já pode usufruir dos parques da Juventude e Fonte do Ipiranga até 2h. Baby Barione funcionará até 5h

Quem gosta de praticar exercícios, mas não encontra horário para a atividade, já pode comemorar. A partir de hoje, três parques da Capital passam a ficar abertos de madrugada. O projeto, batizado de Noite Esportiva, foi apresentado ontem pelo governador Geraldo Alckmin e pelo secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Lars Grael.

O Parque da Juventude, na Zona Norte, e o Fonte do Ipiranga, no km 11,5 da Rodovia dos Imigrantes, na Zona Sul, vão ficar abertos até as 2h entre quarta-feira e domingo. Já o Conjunto Desportivo Baby Barione, na Água Branca, Zona Oeste, funcionará em horário diferente: 0h às 5h.

Segundo o gestor técnico do projeto, Carlos Roque, a iniciativa pretende trazer mais uma opção de lazer à população. ‘De quarta a sábado há um maior movimento na noite paulistana. Queremos que a população troque a ida a bares e baladas pela prática de esportes’, diz.

A Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer calcula que mil pessoas irão praticar esportes no horário em que os parques ficarão abertos.

A engenheira Karine Macedo, de 27 anos, gostou da iniciativa. ‘Acho legal. Eu já quis fazer exercícios e não tinha como e hoje tenho um pouco mais de tempo’, comenta.

A professora Luciana Rodrigues Infantil, de 21 anos, apóia a idéia, mas tem medo da violência. ‘Acho uma boa iniciativa, mas no começo não vou participar. Tenho medo de assaltos. Mas se bastante gente aderir, farei os exercícios’, afirmou.

A segurança do parque foi reforçada e a iluminação pública restaurada. O projeto deveria ter começado em outubro, mas a falta de iluminação atrasou o começo das atividades. Dois professores e um estagiário de Educação Física estarão em cada um dos parques para orientar a população. Mais informações no endereço www.segel.sp.gov.br.