Três parques da Cidade vão abrir dia e noite

Jornal da Tarde - Sexta-feira, 9 de setembro de 2005

sex, 09/09/2005 - 12h30 | Do Portal do Governo

CAMILLA HADDAD

Cada parque terá dois professores de educação física, uma estagiária e uma assistente social

Parques da Juventude, Fontes do Ipiranga e Conjunto Baby Barioni vão funcionar 24 horas a partir de 10 de outubroQue tal uma aula de hidroginástica madrugada adentro? Ou manobras radicais em uma pista de skate durante toda a noite? Propostas como essas estarão disponíveis, a partir do dia 10 de outubro, em três parques da Capital que vão funcionar 24 horas por dia.

O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer e foi batizado de ‘Noite Esportiva’. Segundo Carlos Roque, assessor de Gabinete da secretaria, os espaços públicos que passarão a abrir durante a noite são o Parque da Juventude, na Zona Norte; o Parque Fontes do Ipiranga, na Zona Sul; e o Conjunto Desportivo Baby Barioni, na Zona Oeste.

Serão oferecidas atividades de acordo com a infra-estrutura de cada parque. No Baby Barioni, por exemplo, haverá aulas de hidroginástica, pois o local já possui piscinas.

No caso do Parque da Juventude (na antiga Casa de Detenção), a população poderá usar a pista de skate ou jogar bola ou basquete em uma das dez quadras disponíveis.

Roque explicou que a iniciativa inclui um convênio com organizações não-governamentais que vão disponibilizar os funcionários. ‘No total, cada parque terá dois professores de educação física, uma estagiária e uma assistente social.’

Em relação à segurança, Roque afirmou que o serviço será reforçado em 25%. Cada parque possui, em média, nove vigias. ‘Isso sem contar as rondas da Polícia Militar, que serão mais intensas’, disse o assessor de Gabinete.

A idéia de abrir os parques à noite partiu do governador Geraldo Alckmin PSDB que, durante suas viagens para fora do Brasil, observou a experiência de outros países.

‘O governador pediu para a nossa secretaria estudar o projeto. Organizamos tudo isso há dois meses’, disse Roque. Ele explicou que o principal objetivo do ‘Noite Esportiva’ é, na verdade, reduzir a violência entre os jovens.

‘Muitos jovens não têm o que fazer à noite e também não possuem dinheiro para sair. Por isso estamos oferecendo alternativas de lazer nesse período.’

Atualmente, o Conjunto Desportivo Baby Barioni fica aberto até 1h da manhã. O Parque da Juventude e o Parque Estadual Fontes do Ipiranga, até as 22h. Para participar das atividades, não será preciso preencher nenhum cadastro, exceto para as aulas de hidroginástica – nesse caso, é preciso reservar a vaga e fazer um exame médico.