Três mil policiais reforçam segurança no litoral de SP durante o verão

Folha Online - Quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

qui, 25/12/2008 - 13h39 | Do Portal do Governo

Folha Online

O governo de São Paulo reforçou o efetivo policial na Baixada Santista e nos litorais sul e norte do Estado. Durante a Operação Verão 2008/09, que iniciou nesta terça-feira (23) e dura até o dia 2 de fevereiro, mais de três mil policiais irão trabalhar na segurança dos municípios das regiões. A operação dura até o dia 2 de fevereiro.

No litoral norte, apesar do reforço de 1.069 policiais nas cidades de São Sebastião, Ilha Bela, Ubatuba e Caraguatatuba, dois turistas foram baleados por ladrões em Ubatuba. José Ferreira Monteiro, que foi baleado no peito, recebeu atendimento médico na Santa Casa de Caraguatatuba e já recebeu alta. Fernanda de Lima Lacerda, 19, vítima do outro assalto, levou um tiro de raspão e também já foi liberada pelos médicos.

Na Baixada Santista e litoral sul, 1.944 policiais somaram-se ao efetivo atual de 5.200 agentes na região. Um centro de comando móvel foi montado para fiscalizar as estradas que dão acesso ao litoral sul. Cem novas viaturas e 26 novos bafômetros foram enviados para a região.

De acordo com dados da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo, o índice de homicídios em Santos é de 1,99 por 100 mil habitantes em Santos, número abaixo da média estadual. Em setembro, o Estado de São Paulo registrou índice de 10,3 homicídios dolosos por 100 mil habitantes, menos da metade da média nacional, que 24,5 por 100 mil habitantes.

A população estimada das regiões pelo órgão é de 1,6 milhões de pessoas, mas com a chegada dos turistas esse número pode ser elevado a dez milhões.