Trens de Guarulhos já têm regulamento

Diário de Guarulhos

qua, 13/05/2009 - 10h29 | Do Portal do Governo

Governador José Serra publicou decreto semana passada no “Diário Oficial”

O governador José Serra decretou no dia 7 de maio, o regulamento de concessão do Expresso Aeroporto, serviço de trem que ligará o centro da capital ao Aeroporto Internacional de Guarulhos “Governador André Franco Montoro”, em Cumbica. Agora, a Secretaria de Transportes Metropolitanos deverá publicar o edital de licitação até o final deste mês.

A empresa vencedora terá de cumprir as normas da concessão expressas no “Diário Oficial” do dia 8 de maio. Entre elas estão que os trens poderão funcionar sem operadores e os usuários serão reembolsados em caso de atraso nas viagens. O trajeto será feito em 20 minutos e todos os passageiros deverão viajar sentados. Uma das novidades do regulamento aprovado é que os usuários poderão solicitar a devolução do dinheiro gasto na passagem, caso haja “interrupção ou atraso na prestação do serviço superior a 20 minutos”. Nesses casos, as pessoas atingidas poderão escolher se querem um novo bilhete de viagem ou o reembolso do dinheiro.

Além de indicar o traçado da linha, o regulamento aponta que haverá desapropriações de imóveis em São Paulo.

O regulamento prevê que as desapropriações acontecerão no trecho entre as atuais Estações Engenheiro Gualberto e USP-Leste. No traçado, está previsto que, dentro das proximidades da Estação Brás até a subestação Engenheiro Gualberto da CPTM o expresso segue em superfície, com trecho subterrâneo entre as proximidades da Estação Tatuapé e a Subestação Eng. Gualberto.

A partir da Estação USP-Leste, o Expresso Aeroporto e o Trem de Guarulhos se desligam das demais linhas e seguem elevados no sentido norte. As duas serão paralelas, sendo que o Trem de Guarulhos termina na futura Estação Cecap – no conjunto habitacional Zezinho Magalhães – e o Expresso segue até os terminais de passageiros de Cumbica. As composições seguirão inicialmente por um túnel até a região do Brás.

Está prevista ainda no regulamento aprovado para a operação e manutenção do ramal ferroviário, a utilização de trens automáticos ou semiautomáticos.

Outra novidade é o “check in remoto”, para o qual a concessionária terá de disponibilizar áreas para os usuários nos terminais.

O concessionário deverá construir pelo menos uma bilheteria em cada um dos terminais e terá de disponibilizar áreas para que se realize o “check-in” para os voos.

Projeto

Segundo a secretaria, a previsão é de que o Expresso Aeroporto comece a operar entre 2012 e 2013. O valor teto da passagem está estipulado em R$ 35.

O traçado de 28,3 quilômetros começará em um Terminal Central, construído próximo e interligado com a Estação da Luz.

Não haverá paradas entre esse terminal e o final, em Cumbica. A concessão de exploração comercial será por 35 anos.