Trem novo já supera metrô em conforto

Diário de S. Paulo - Especial SP 450 anos - Zona Leste - Quinta-feira, 22 de janeiro de 2004

qui, 22/01/2004 - 9h10 | Do Portal do Governo

Ligando a Luz a Guaianazes, o Expresso Leste da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) agrada a população, que só reclama do intervalo de tempo entre as composições. Limpo, rápido e com ar-condicionado, já virou, para muitos usuários, uma opção melhor que o metrô — historicamente tido como um serviço de transporte de excelente qualidade. Diferentemente do que acontece em outros trens que cortam a região, não há gente pendurada para fora ou com “surfistas” no teto dos vagões. Implantado em maio de 2000 entre o Centro e Guaianazes, o Expresso Leste da CPTM só perde para o “concorrente” no item intervalo entre os trens: é que o metrô, com dois minutos, ainda é imbatível. Os trens do Expresso Leste são 18 anos mais novos do que os que circulam no trecho equivalente do Metrô. Há também alguns itens em comum, como bancos anatômicos, mas o grande diferencial é a refrigeração. No Metrô, só há o sistema de ventilação normal. Na velocidade, o Expresso também sai ganhando. Entre Itaquera e Brás, o tempo de percurso varia entre 15 minutos e 17 minutos. De metrô, o mesmo percurso pode levar pelo menos 20 minutos. De Itaquera em diante não há mais metrô, mas o Expresso segue até Guaianazes, parando em mais duas estações. Já o percurso total do Expresso Leste — do Brás à Guaianazes — pode ser feito em até 28 minutos.

Em 2005, o expresso vai partir da Barra Funda. A CPTM tem planos de, até 2007, prolongá-lo até Suzano, município da Grande SP.