Travessias melhores

A Tribuna - Santos - Sexta-feira, 2 de julho de 2004

sex, 02/07/2004 - 9h15 | Do Portal do Governo

Decisão correta acaba de ser tomada pela Dersa, de apressar os estudos para a modernização das travessias por ela administradas, por balsas entre Santos e Guarujá e por barcas entre Santos e Vicente de Carvalho. A iniciativa se deve a que a empresa não poderá implantar novos atracadouros para ampliar as linhas atuais, por causa da recusa da Codesp em ceder as áreas necessárias. Diante disso, a saída é melhorar os existentes.

Trata-se de uma iniciativa que precisa ser executada com absoluta prioridade, tendo em vista que o movimento nos dois sistemas é enorme e não pára de crescer. Já foi divulgado, inclusive, que a ligação por ferry boat na Ponta da Praia é a primeira do mundo em número de veículos transportados. Ocorre que, nos dias de pico, os serviços às vezes apresentam falhas, que resultam em transtornos para os usuários. Não havendo possibilidade de construir os atracadouros, o aumento da capacidade dos que aí estão, e também das embarcações, é a fórmula que se impõe.

Reforça-se a cobrança para uma solução que agilize as travessias porque o túnel sob o estuário certamente ainda vai demorar. Este, sim, resolverá em definitivo o problema, mas, enquanto continua no papel, o jeito é mesmo tornar as ligações marítimas mais eficientes do que hoje são.