Transporte pela hidrovia cresce 25%

Jornal da Cidade - Bauru - Sexta-feira, 20 de agosto de 2004

sex, 20/08/2004 - 9h58 | Do Portal do Governo

Segundo a Secretaria de Estado dos Transportes, aumento foi motivado pela grande produção de farelo de soja em Goiás

Da Redação (colaborou Adilson Camargo)

Pederneiras – A Hidrovia Tietê-Paraná apresentou um aumento de 25% no transporte de cargas no mês de julho, comparado ao mesmo mês do ano anterior. No semestre, o aumento foi de 8% em comparação a 2003. A informação é da assessoria de imprensa da Secretaria de Estado dos Transportes.

O crescimento, segundo informou o diretor do Departamento Hidroviário da secretaria, Oswaldo Rosseto Júnior, teria ocorrido em função da grande produção de farelo de soja, um dos principais produtos transportados pela hidrovia.

O processo do transporte de soja inicia-se no terminal de cargas de São Simão (GO) – complexo de terminais de embarque –, de onde os grãos saem, e prosseguem pela hidrovia, chegando aos terminais de Anhembi e Pederneiras (26 quilômetros a leste de Bauru) para distribuição.

Os grãos embarcados no rio Paranaíba, em São Simão, chegam a Pederneiras pela hidrovia, num percurso de aproximadamente 700 quilômetros, e depois seguem por ferrovia para São Paulo e para o Porto de Santos.

De acordo com os números divulgados pela Secretaria dos Transportes, em julho último, passaram pela hidrovia cerca de 106 mil toneladas de soja e farelo, contra 85 mil toneladas no ano passado. No acumulado do semestre, a quantidade transportada chega a 811 mil toneladas, 60 mil a mais do que em 2003.

Além da soja, outro produto que utiliza com bastante freqüência a hidrovia Tietê-Paraná como meio de transporte é a cana-de-açúcar, mas numa porcentagem bem menor. Segundo a secretaria, a cana representa 25% de tudo que é transportado pela hidrovia. O restante é dividido entre soja (44%) e farelo de soja (31%).