Transplante: Manual trará informações para quem espera

A Tribuna - Santos - Terça-feira, 23 de março de 2004

ter, 23/03/2004 - 14h32 | Do Portal do Governo

Da Reportagem

Com o objetivo de esclarecer as dúvidas dos quase 19 mil pacientes à espera de um órgão na fila do transplante em todo o Estado, será lançado amanhã, às 10 horas, na Capital, o Manual do Paciente em Lista de Transplante.

O evento terá a participação do ator Norton Nascimento, que passou recentemente por um transplante de coração, além do governador de São Paulo Geraldo Alckmin e do Secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Ao todo, 30 mil livretos serão distribuídos gratuitamente na Central de Transplantes do Estado, centros de diálise e em locais de inscrição dos pacientes em todo o Estado.

Para facilitar o entendimento dos usuários, o manual está dividido em cinco cores, um para cada órgão — rim, coração, córnea, pulmão e pâncreas.

Os livretos dos pacientes, feitos no formato de pergunta e resposta, trazem informações sobre a formação das filas do transplante, a seleção dos pacientes, entre outras questões.

A idéia, segundo a Secretaria de Estado da Saúde, é esclarecer as dúvidas das pessoas que, diariamente, telefonam, mandam e-mail ou cartas querendo saber, por exemplo, quais são os critérios para o transplante.

Lançamento

O lançamento do manual será no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, na Avenida Doutor Dante Pazzanese, 500, na Vila Mariana, em São Paulo.

Leia também…

O resultado da conscientização

Santa Casa inova setores para se adequar