Total de áreas desmatadas no Estado cai 30% em um ano

Folha de S. Paulo

qua, 03/03/2010 - 8h00 | Do Portal do Governo

Em 2009, SP perdeu 3.205 hectares de matas, o equivalente a 20 parques como o Ibirapuera

Após dois anos de aumento do desmatamento no Estado de São Paulo, caiu em cerca de 30% o tamanho das áreas devastadas em 2009 na comparação com o ano anterior, conforme balanço divulgado pela Secretaria do Meio Ambiente.

Os dados levam em conta somente as áreas de floresta e cerrado denso -comum na região central do Estado, como em Bauru- e incluem tanto o desmatamento autorizado pelo governo como cortes clandestinos, sem licença do governo.

Embora o resultado seja considerado positivo pelo governo José Serra (PSDB), o Estado perdeu no ano passado 3.205 hectares de matas importantes, área que equivale a 20 parques como o Ibirapuera, na zona sul de São Paulo. Em 2008, o número foi de 4.742 hectares.

O mesmo ritmo de queda, de um terço entre 2008 e 2009, foi observado quando se comparam as áreas em que a retirada da vegetação foi feita após licença do governo.

A área total de vegetação autorizada para corte em 2009 alcançou 1.813 hectares e se concentrou na Baixada Santista, que respondeu por quase metade do total -835 hectares.

O secretário Xico Graziano (Meio Ambiente) atribuiu essa pressão sobre os recursos naturais da baixada aos investimentos em infraestrutura para a exploração de óleo, gás e portos.

“Nosso objetivo utópico é chegar ao desmatamento zero, mas é óbvio que isso é impossível. Tem licença que somos obrigados a conceder. Mas a boa notícia é que a agropecuária começa a deixar de ser a principal causa”, diz Graziano.

O advogado Fabio Dib, que representa ONGs ambientalistas da Baixada no Consema (Conselho Estadual do meio Ambiente), afirma ser “difícil” conter a degradação da região.

“Há dezenas de pedidos de licenciamento no litoral, a pressão [dos empreendedores] é muito grande. A situação é grave”, afirma Dib.