Torcedor vai ter esquema especial para ir à prova

O Estado de São Paulo, sábado, 1º de novembro de 2008

sáb, 01/11/2008 - 18h32 | Do Portal do Governo

O Estado de São Paulo, sábado, 1º de novembro de 2008

A partir das 5 horas de hoje, entra em funcionamento a Operação Interlagos, coordenada pela Secretaria Municipal de Transportes, para organizar o trânsito na região do Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, e a movimentação dos torcedores que vão acompanhar a última sessão de treinos livres e a tomada classificatória para o GP Brasil de Fórmula 1. A expectativa da organização do GP é de que, nos três dias da realização da prova que encerra o calendário da F-1, cerca de 150 mil pessoas passem pelo circuito.

O motorista terá acesso restrito à região de Interlagos. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) montará bloqueios fixos na Avenida Interlagos, entre a Avenida das Nações Unidas e a Praça Moscou, e também na Avenida Senador Teotônio Vilela, entre as avenidas do Jangadeiro e Interlagos, a partir do início da manhã de hoje. O objetivo é isolar totalmente as artérias de chegada e de saída do autódromo.

Principal via de acesso ao circuito, a Avenida Interlagos terá sentido único de circulação no sentido bairro. Já as avenidas do Jangadeiro, Jacinto Júlio e João Paulo da Silva, e também a rua Manoel de Teffé, terão sentido único para o centro.

Para tentar facilitar o acesso dos torcedores ao autódromo, a SPTrans vai colocar nas ruas 240 ônibus em uma linha exclusiva. O Expresso Fórmula 1 partirá de cinco miniterminais da capital – nos metrôs Jabaquara e República, no Aeroporto de Congonhas e nos shoppings SP Market e Interlagos (ambos na zona Sul) – e levará o público, sem paradas, até o autódromo. A SPTrans estima que 17 mil pessoas façam uso desse serviço, que custará R$ 10,00 (para passagens de ida ou de volta) e R$ 15,00 (ida e volta).

Várias linhas de ônibus e lotações convencionais circulam próximas do Autódromo de Interlagos e podem ser consultadas no site da SPTrans (www.sptrans.com.br).

A Polícia Militar lembra que, por segurança, há uma série de restrições para o acesso em Interlagos. É proibida a entrada de pessoas portando armas, copos, garrafas de vidro, latas, fogos de artifícios, bandeiras com mastros, caixas térmicas, guarda-chuvas e frutas inteiras.