Todo mundo de olho

Gazeta de Ribeirão

sex, 24/07/2009 - 9h10 | Do Portal do Governo

Curso de medicina da USP-RP é o mais visado em exame de transferência aberto pela universidade 

Medicina do campus de Ribeirão Preto é o curso mais concorrido para prova de transferência 2010 da Universidade de São Paulo (USP), que ocorre neste domingo. A relação é de 90 candidatos por vaga. No vestibular de Ciências Médicas do ano passado a concorrência era de 34 por vaga. No Estado, a segunda maior procura foi por medicina veterinária (51 por vaga).

A USP de Ribeirão abriu transferência para 26 cursos e teve 453 inscrições, sendo que um em cada quatro interessados optou por medicina (foram 270 inscritos para três vagas). Apenas o sétimo período de bacharelado em Física Médica, que ofereceu duas vagas, não teve candidato na cidade.

No campus de Ribeirão, as maiores procuras depois de medicina foram por Farmácia Bioquímica (22 por vaga) e Administração diurno (19 por vaga). Para Benedito Carlos Maciel, diretor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, a situação é um reconhecimento da qualidade do curso. “Ano passado tivemos cinco vagas e 18 aprovados para segunda fase”, disse Maciel.

As vagas de transferência surgem quando há desistência ou reprovação e servem para não inutilizar vagas públicas.

O estudante Alexandre Valentini, 20 anos, é de Ribeirão e cursa administração em Londrina. Ele está no 3 ano e vai tentar a transferência para o curso noturno da USP de Ribeirão, que tem 10 candidatos por vaga. “Fiquei sabendo há pouco tempo e para não ser pego de surpresa peguei a prova do ano passado para estudar. Apesar do ritmo da USP ser mais difícil que o da universidade em que estou, vai valer a pena, porque vou voltar a morar com meus pais”, disse.

A relação de candidatos por vaga pode ser vista no site www.fuvest.br. O exame terá duração de quatro horas e será aplicado em sete campi. Ao todo, 2.688 candidatos vão disputar 649 vagas de transferência. Os alunos que chegarem após as 12h30 no local da prova não poderão entrar. A lista de convocados para a segunda fase será divulgada no dia 8 de agosto.

Serviço 
Transferência USP-RP
Local: Cemei Eduardo Romualdo de Souza (Rua Visc. de Inhomirim, 1001)
Entrada: 12h às 12h30

Funil
85 Vagas foram abertas no campus de Ribeirão para transferências